14 ABR 2021

"Estamos dando início a um novo tempo", diz Dom Mário sobre a 58ª Assembleia Geral da CNBB

Reunir numa plataforma digital mais de 300 bispos de todos os cantos do Brasil, para realizar uma Assembleia, é algo inédito na Igreja. É dessa forma que está acontecendo a 58ª Assembleia Geral da CNBB, que está no seu terceiro dia. Apesar de distantes, geograficamente, o encontro tem fortalecido a sinodalidade e a comunhão do episcopado brasileiro.

Dom Sergio Arthur Braschi (bispo de Ponta Grossa – PR), Dom Meron Mazur (Bispo da Eparquia Católica Ucraniana Imaculada Conceição) e Dom Mário Spaki (Bispo de Paranavaí – PR) avaliam como tem sido essa experiência de reunir-se em assembleia de forma remota.

Dom Mário Spaki: Estamos dando início a um novo tempo

“Uma comunhão que abraça o Brasil todo! É isso que sinto ao participar da 58ª Assembleia Geral dos Bispos do Brasil, na modalidade virtual. Sinto a falta dos abraços, da alegria do encontro, de passar pertinho da imagem de Nossa Senhora Aparecida, das celebrações na Basílica Nacional que aquecem o coração, e tudo o que representam os 10 dias junto de todos os Bispos do Brasil, reunidos num só lugar. Era de se imaginar que teríamos dificuldades de conexão, atrapalhos nos comandos, limitação nos diálogos, mas nada disso tem acontecido de tal forma que ouso afirmar: estamos dando início a um novo tempo! Os bispos estão se reinventando! São reflexo do salto de qualidade que a Pastoral da Comunicação tem dado em todo o país”.

Dom Sergio Arthur Braschi: 23 anos de participação em Assembleias da CNBB

“Venho participando das Assembleias da CNBB desde 1998, portanto, são 23 anos. E agora, pela primeira vez, uma assembleia totalmente on-line. Eu estou muito feliz de poder rever os irmãos bispos, mesmo que seja através da tela, de ouvir as colocações de cada um, de termos essa partilha de tantos conteúdos importantes… É uma assembleia que está nos seus primeiros dias, mas vejo que ela vai trazer um grande bem, porque essa experiência de sinodalidade, de comunhão, de colegialidade é a raiz da Igreja. Só com a colegialidade dos bispos e a sinodalidade, isto é, essa grande comunhão de todo o povo de Deus, há possibilidade de caminharmos juntos nesse empenho de continuar evangelizando. Parabéns à presidência da CNBB e a todos os assessores que tem possibilitado, de uma maneira técnica também, através dessa plataforma digital, que participemos tão bem desta 58ª Assembleia Geral da CNBB”, disse Dom Sergio.

Dom Meron Mazur: é a única maneira de nós realizarmos uma assembleia neste ano

“Participar de uma assembleia on-line é uma experiência nova. Graças à presidência da CNBB, aos secretários-executivos e a todos os assessores, tudo está transcorrendo muito bem e com muito proveito. A assembleia está sendo muito bem organizada, planejada, programada e podemos afirmar: é a única maneira de nós realizarmos uma assembleia neste ano, por causa da pandemia. Sem dúvidas, a maneira presencial traz saudades, o encontro com todos os irmãos bispos, a santa missa de todas as manhãs na casa da Mãe Aparecida, a troca de experiências e a convivência fraterna, mas para este ano é esta a modalidade que temos e está sendo muito eficiente e de grande proveito. Vamos torcer e pedir a Deus que o médico dos médicos, Jesus, nos livre dessa pandemia e, em breve, possamos realizar todos os nossos encontros presencialmente e nos abraçando fraternalmente”, disse Dom Meron.

Fonte: CNBB Sul 2
Autor: Karina de Carvalho - Assessora de Comunicação | Jorge Teles – Central Cultura de Comunicação