12 MAR 2021

Morre vítima da covid-19 o arcebispo de Cascavel, Dom Mauro Aparecido dos Santos

Morreu na noite dessa quinta-feira (11) o arcebispo de Cascavel (PR), dom Mauro Aparecido dos Santos, vítima da covid-19. Segundo a arquidiocese, o arcebispo estava internado desde o dia 16 de fevereiro, após apresentar sintomas característicos da doença. Dom Mauro recebia oxigênio e seguia em observação.

Devido ao agravamento da doença, o arcebispo precisou ser entubado na madrugada do dia 19 de fevereiro. Dom Mauro estava se recuperando bem, razão pela qual, no dia 27 de fevereiro, os médicos retiraram a sedação. No entanto, com seu estado de saúde agravado na última terça (9) ele foi novamente entubado, mas não resistiu.

Biografia e trajetória eclesial

Dom Mauro nasceu em 9 de novembro de 1954, na cidade de Fartura (SP). Foi ordenado sacerdote em 13 de maio de 1984, em Jacarezinho (PR), onde exerceu sua missão como padre. Foi também reitor do seminário de Jacarezinho, chanceler da Cúria Diocesana, membro do colégio dos consultores da diocese e pároco da Catedral de Jacarezinho.

Em 14 de agosto de 1998, foi nomeado bispo Coadjutor de Campo Mourão (PR) pelo Papa João Paulo II tornando-se bispo titular em 21 de fevereiro de 1999, onde permaneceu até 31 de outubro de 2007, quando foi nomeado Arcebispo de Cascavel, pelo papa Bento XVI.

Dom Mauro também foi bispo administrador da diocese de Umuarama (PR) entre 09 de maio de 2002 a 13 de dezembro de 2002. Foi vice-presidente do Regional Sul 2 da CNBB de março de 2012 a julho de 2014, quando foi eleito presidente do Regional, função que exerceu até maio de 2019.

Image title

Velório e sepultamento

Dom Mauro foi velado na Catedral Nossa Senhora Aparecida, em Cascavel (PR). Devido à pandemia, o velório e o sepultamento foram restritos ao clero e aos seminaristas. A missa de despedida será foi às 9h dessa quarta-feira (12) presidida por Dom Geremias Steinmetz, arcebispo de Londrina e Presidente da CNBB Sul 2. O sepultamento foi realizado após a missa no Cemitério Central.

Fonte: CNBB e Arquidiocese de Cascavel
Autor:

Compartilhe esta publicação