26 FEV 2021

11º encontro dos coordenadores da Pascom do Regional Sul 2 aconteceu de forma online

Na noite dessa quinta-feira (25) coordenadores diocesanos da Pastoral da Comunicação de 17 Arqui/Dioceses do Paraná, reuniram-se, por meio da plataforma Zoom, para um encontro com a coordenação do regional e o bispo referencial, Dom Mário Spaki. O encontro contou com a participação de 40 pessoas.

Dom Mário Spaki abriu o momento com a oração de uma dezena do rosário pelas vocações e também pedindo pelos doentes e as famílias das vítimas da pandemia do coronavírus. Em seguida, houve um breve momento de apresentação dos participantes e a partilha da Pascom da Arquidiocese de Cascavel (PR) que, em 2020, conseguiu dar passos significativos na organização da pastoral.

O momento formativo foi conduzido pelo bispo, que tratou sobre os desafios da Pascom. Ele recordou a mensagem do Papa Francisco para o 55° Dia Mundial das Comunicações Sociais: «“Vem e verás” (Jo 1, 46). Comunicar encontrando as pessoas onde estão e como são», e falou da necessidade de “gastar a sola do sapato”, de sair ao encontro das pessoas para contar suas histórias de vida. Ainda destacou a importância de “comunicar para a própria gente”, buscar notícias da própria paróquia e não notícias de fora que visam apenas visualizações e likes.

Durante o encontro, também foi tratado sobre os Prêmios de comunicação da CNBB, incentivando os coordenadores que tiverem trabalhos que se encaixem nos critérios a se inscreverem, dado que, neste ano, há uma categoria para “práticas e experiências da Pastoral da Comunicação”. Além disso, foi lembrado que está aberto o concurso para o cartaz do 55° Dia Mundial das Comunicações.

Tiago Queiroz, membro da coordenação regional, propôs aos coordenadores a realização de formações online, mensais, ao longo do ano, deixando livre aos próprios coordenadores para apresentar temas de interesse e já sugerindo alguns por meio de uma enquete. Dentre os assuntos apresentados na enquete, a “Teologia da Comunicação e a espiritualidade do agente da comunicação”, foi apontado por mais de 50% dos participantes. A organização e agenda desses encontros será preparada, em breve, pela coordenação da Pascom regional.

Ao final de encontro, o secretário executivo da CNBB Sul 2, Padre Valdecir Badzinski, deu uma palavra de agradecimento pela organização do encontro e por todo trabalho realizado pela Pascom nas dioceses. Com a oração do comunicador, conduzida pelo assessor eclesiástico, Padre Valdecir Bressani, o encontro foi concluído.

Fonte: CNBB Sul 2
Autor: Karina de Carvalho – Assessora de Comunicação da CNBB Sul 2