05 FEV 2021

Dia de Oração Contra o Tráfico terá mensagem do Papa

O tráfico é uma ferida “no corpo da humanidade contemporânea”. Em 2015, assim o Papa Francisco definiu este triste fenômeno, instituindo na memória de Santa Bakhita - a freira sudanesa escravizada aos 9 anos e depois libertada - o Dia Mundial de Oração Contra o Tráfico de Seres Humanos, que em 2021 será realizado na segunda-feira, 8 de fevereiro.

Na sétima edição, e em plena pandemia, a Maratona de Oração será on-line, das 10 às 17 horas, em transmissão ao vivo no canal do YouTube do Dia Mundial (www.youtube.com/c/preghieracontrotratta), com traduções em cinco idiomas, incluindo o português, e irá cruzar as diferentes áreas do planeta para acender os refletores e sensibilizar a opinião pública sobre uma das principais causas do tráfico de pessoas, isto é, o modelo econômico dominante. O tema, de fato, desta edição é: “Economia sem tráfico de pessoas”.

Caminhos alternativos

Para às 13h40 de segunda-feira, está prevista a divulgação do vídeo com a mensagem do Papa. Precisamente o Papa, com a "Economy of Francesco”, questionou a Igreja – como explicado pela Irmã Gabriella Bottani, coordenadora da Talitha Kum - sobre a economia de hoje, convidando a encontrar caminhos alternativos.

Talitha Kum

O Comitê Internacional do Dia Mundial, coordenado por Talitha Kum - a rede de vida consagrada contra o tráfico de pessoas da União Internacional de Superioras e Superiores Gerais, está em parceria com a Seção de Migrantes e Refugiados do Dicastério para o Serviço ao Desenvolvimento Humano Integral, a Caritas Internationalis, a União Mundial das Organizações Femininas Católicas, o Movimento dos Focolares e muitas outras organizações envolvidas em nível local.

Assim, a partir das 10 horas, a oração que terá início na Oceania, Ásia e Oriente Médio e que chegará à África e Europa. Depois das palavras do Papa Francisco, será a vez da América Latina e por fim a América do Norte com a oração conclusiva.

Também será possível apoiar o Dia Mundial nas redes sociais por meio da hashtag oficial #PrayAgainstTrafficking.

Fonte: Vatican News/Foto: Reprodução/Vatican News
Autor: Benedetta Capelli