14 AGO 2020

Reunião do Conselho Episcopal de Pastoral do Regional Sul 2 da CNBB foi realizada nesta semana

Aconteceu nesta semana, dia 11 de agosto, na sede do Regional Sul 2 da CNBB, em Curitiba (PR), a segunda reunião anual do Conselho Episcopal de Pastoral. Esse conselho, composto pelos bispos da presidência, um representante de cada Província Eclesiástica e um representante da Igreja Católica do rito Ucraniano, se reúne duas vezes ao ano para tratar de assuntos referentes a caminhada pastoral da Igreja do Paraná.

Participaram da reunião: Dom Geremias Steinmetz, arcebispo de Londrina e presidente do Regional Sul 2, Dom José Antônio Peruzzo, arcebispo de Curitiba e vice-presidente do Regional Sul 2, Dom Amilton Manoel da Silva, bispo de Guarapuava e secretário do Regional Sul 2; Dom Sérgio Arthur Braschi, bispo de Ponta Grossa e representante da província de Curitiba, Dom Edgar Xavier Ertl, bispo de Palmas-Francisco Beltrão e representante da província de Cascavel, Dom Mário Spaki, bispo de Paranavaí e representante da província de Maringá, Dom Volodemer Koubetch, arcebispo da metropolita ucraniana e representante da Igreja Católica do rito Ucraniano, e o secretário executivo do Regional Sul 2, Padre Valdecir Badzinski.

Durante a reunião, que aconteceu em ambiente bem arejado, os bispos tomaram todos os cuidados recomendados pela vigilância sanitária, como o uso de máscaras, distanciamento e uso constante do álcool em gel.

Para o café da manhã, os bispos receberam o desembargador Fernando Antônio Prazeres, com quem dialogaram sobre a questão dos conflitos fundiários e a situação das famílias que vivem nos assentamentos do Paraná. Em seguida, os bispos fizeram uma videochamada para parabenizar o arcebispo emérito de Curitiba, Dom Pedro Antônio Marchetti Fedalto, que completou 94 anos de vida. Dom Pedro acolheu com surpresa e alegria a saudação dos bispos.

Dentre os vários assuntos em pauta, discutiram sobre a 6ª Semana Social Brasileira, o pacto pela vida e pelo Brasil, a Missão São Paulo VI, que a Igreja do Paraná mantém no país da Guiné-Bissau, na África, as eleições municipais de 2020, assunto sobre o qual escreveram uma nota (clique aqui para ler) e assuntos de ordem administrativa do regional.

Para o almoço, os bispos acolheram o Secretário da Justiça, Família e Trabalho do Governo do Paraná, Mauro Rockenbach, acompanhado pelo seu assessor João Henrique Souza Arco Verde e Eliseu Rocha, assessor de gabinete. Dialogaram sobre grandes projetos na dimensão social, tanto rural quanto urbano. O secretário Mauro pediu parceria da igreja para o atendimento dos mais necessitados através dos três grandes projetos.

O último ato da reunião foi uma videoconferência com as lideranças de Pastoral, Movimentos e Organismos do Regional Sul 2. Participaram cerca de 30 pessoas de todas as dioceses do Paraná. Nesse encontro, Dom Geremias comunicou às lideranças sobre a autorização do retorno dos encontros e reuniões presenciais em nível regional, que devem obedecer às recomendações das autoridades sanitárias quanto à prevenção ao coronavírus, inclusive restringir as pessoas que estão no grupo de risco.

Fonte: CNBB Sul 2
Autor: Karina de Carvalho - Assessora de Comunicação