09 DEZ 2019

BISPO DIOCESANO CONVOCA COMUNIDADES, PASTORAIS E MOVIMENTOS

Estamos nos primeiros passos da concretização do 17º Plano de Pastoral para a Diocese de Paranavaí, que terá a duração de um quadriênio, 2019 a 2023.

Este novo Plano Pastoral fará acontecer em todas as 34 paróquias da Diocese a Iniciação à Vida Cristã. Talvez você esteja se perguntando o que significa isso concretamente. Iniciação à Vida Cristã é iniciar, levar as pessoas a vivenciar em si aspectos da vida de Cristo, a ter um encontro pessoal, contagiante com Deus.

Nestes tempos de profundas mudanças, a transmissão da fé não acontece como há um tempo: há poucas décadas a fé era como que transmitida junto com o leito materno e os pais, com facilidade, conseguiam passar os valores cristãos a seus filhos e resultava assim: meu avô foi católico, meu pai foi católico e, portanto, eu sou católico. Mas os tempos mudaram e isso não tem acontecido mais: pais engajados na Igreja não estão conseguindo passar a fé para seus filhos. Eis então, que a Igreja retira de seu tesouro uma das mais belas experiências vividas nos primeiros séculos, o catecumenato e a Iniciação à Vida Cristã para ajudar na transmissão da fé.

Para que tenhamos bom êxito neste novo plano de pastoral, todas as forças vivas da Igreja precisam participar. Organizaremos retiros em âmbito diocesano, sendo o primeiro dia 18 de abril de 2020, em Terra Rica. Neste retiro reuniremos cerca de 2.000 pessoas, vindas de todas as paróquias. Teremos também uma organização em âmbito paroquial, mas o foco das atenções será dirigido para os pequenos grupos que serão formados nas comunidades, pastorais e movimentos.

É exatamente esse o ponto que quero destacar no dia de hoje. Como Bispo Diocesano eu convoco todas as comunidades matrizes e capelas, pastorais e movimentos a entrarem junto nesta grande etapa de evangelização de nossa Diocese. O que podem fazer desde já?

A Iniciação à Vida Cristã terá seu ponto forte nos grupos. Cada grupo deverá ter cerca de 15 pessoas. E cada grupo terá como guias um introdutor e um catequista. Assim sendo, o grupo de ministros da Paróquia Nossa Senhora Aparecida de Paraíso do Norte, por exemplo, deverá indicar para o padre da paróquia o nome de um introdutor e um catequista (escolhidos entre eles) para acompanharem os ministros da paróquia na experiência de Deus por meio da Iniciação à Vida Cristã. Um introdutor e um catequista para cada 15 ministros. Se houver mais ministros na paróquia serão indicados ou eleitos dois introdutores e dois catequistas. O mesmo vale para todas as pastorais, todos os movimentos e comunidades. Essa indicação deverá acontecer até a metade do mês de fevereiro.

Espero contar com o apoio de todos e tomo a liberdade de cobrar quando não houver resposta. Voltamos nosso olhar para Deus pedindo que nos abençoe nessa etapa que marcará para sempre a evangelização em nossa Diocese de Paranavaí.