23 JAN 2019

No entardecer da vida Jesus lhe dirá: a mim o fizestes

O que fazemos aos outros de bem ou de mal, Jesus considera como feito a si: “Todas as vezes que fizestes isso a um destes pequeninos, foi a mim que o fizestes” (Mt 25,40). Assim, podemos amar Jesus no próximo desde os pequenos gestos, como um “bom dia” ao professor, aos colegas de trabalho...

Mas Jesus está particularmente presente nas pessoas que sofrem: basta ler o trecho de Mateus 25,31-45 para comprovar isso. Assim sendo, amamos o próprio Jesus quando nos empenhamos nas Pastorais Sociais da Igreja, que são o braço misericordioso de Deus para as pessoas mais necessitadas.

As Pastorais Sociais que temos em nossa Diocese, são as seguintes:

- Pastoral da Saúde. Evangeliza o mundo da saúde, dos enfermos e dos sofredores. São muito bonitos os grupos desta pastoral que fazem visitas em hospitais: levam o carinho e o amor de Deus aos doentes!

- Pastoral da Sobriedade. É uma atuação da Igreja em resposta ao problema social do alcoolismo e do uso de drogas. Age na prevenção e na recuperação da dependência química.

- Pastoral da Criança. Essa Pastoral trabalha com a família e a comunidade, cuidando do desenvolvimento integral da criança em todas as fases da vida. Estimula as comunidades a partilhar conhecimento e viver a solidariedade, com todas as famílias em que há gestantes e crianças menores de seis anos.

- Pastoral do Menor. Essa Pastoral se propõe a desenvolver um trabalho específico através da prática libertadora com as crianças e adolescentes empobrecidos e em situação de risco.

- Pastoral da AIDS. “Passou também um samaritano… aproximou-se, viu e teve compaixão…” (Lc 10,25-37). A Pastoral da AIDS é comprometida com o Projeto de Jesus de defender e promover a vida. Esforça-se por levantar aqueles que se encontram caídos à beira do caminho.

- Pastoral dos Surdos. A mesma dignidade dada por Jesus aos surdos é agora assumida pela Igreja que recebe os surdos e surdas no seu pastoreio e os conduz ao Cristo. Nessa Pastoral se revive e atualiza o milagre do “effata”, abre-te: cada dia mais se abrem novos corações que escutam e aderem a Cristo pelos sinais evangelizadores das mãos.

- Pastoral da Pessoa Idosa. Forma redes de solidariedade humana para melhorar a qualidade de vida das pessoas idosas na família, buscando a compreensão de todas as dimensões do envelhecimento (física, psicológica, social e espiritual), gerando uma cultura de cuidado do ser humano em sua plenitude.

- Pastoral do Migrante. O Paraná tem recebido pessoas imigrantes e refugiados de vários países. A Igreja sensível à dor humana e atenta às causas injustas da migração forçada, quer ser uma presença acolhedora, profética e solidária, defendendo a vida dos migrantes, principalmente os mais vulneráveis e empobrecidos.

Louvamos a Deus por cada uma dessas pastorais que são pura misericórdia de Deus para os seus filhos mais necessitados.