19 MAR 2024

Container é carregado com 25 mil Bíblias para a Guiné-Bissau, na África

Na última terça-feira (12) as 25 mil Bíblias (Edições CNBB), que foram adquiridas com os frutos da ação evangelizadora “Missão Palavra e Pão”, foram carregadas no container que deve ser embarcado para a África neste dia de São José (19). O carregamento aconteceu no galpão da empresa NPL – Transporte e Logística, em São José dos Pinhais (PR), onde as Bíblias estavam armazenadas desde o mês de dezembro. A empresa foi responsável pelos trâmites legais do processo de envio e, generosamente, cedeu seu espaço e seus colaboradores para ajudar no carregamento do container.

O secretário executivo da CNBB Sul 2, padre Valdecir Badzinski, e o colaborador responsável pela dimensão missionária, diácono Edson da Costa Pereira, acompanharam todo o trabalho de carregamento. Ao final, padre Valdecir colocou o lacre, que deve ser rompido somente quando chegar ao destino final, na Guiné-Bissau.

Além das Bíblias, foram colocados no container livros de teologia que foram doados para o seminário da diocese de Bissau. Durante o mês de dezembro de 2024, a Comissão Episcopal para Ação Missionária e Cooperação Intereclesial da CNBB, em parceria com a Organização dos Seminários e Institutos do Brasil (OSIB), o Conselho Missionário Nacional de Seminaristas (COMISE), a Comissão Nacional dos Presbíteros (CNP) e o Regional Sul 2 da CNBB, organizaram uma campanha para coleta de livros, a fim de criar uma biblioteca para os seminaristas guineenses.

No vídeo abaixo, confira como foi o carregamento do container:

A ação evangelizadora: Missão Palavra e Pão

Image title

Em novembro de 2022, em nome dos bispos do Paraná, o arcebispo de Londrina (PR) e presidente do Regional Sul 2 da CNBB, dom Geremias Steinmetz, realizou uma visita pastoral missionária ao país da Guiné-Bissau e foi interpelado por uma necessidade daquela Igreja irmã.

As 25 mil Bíblias, que foram enviadas pela Igreja do Paraná em 2017, estavam acabando. Ao mesmo tempo, o número de cristãos católicos estava aumentado significativamente e havia necessidade de mais Bíblias, a fim de que a evangelização continuasse dando passos.

Ao retornar para o Brasil, dom Geremias apresentou aos bispos do Paraná essa necessidade e eles, como já fizeram anteriormente, decidiram ajudar. Sendo assim, aprovaram uma nova ação missionária, com o mesmo nome da anterior: “Missão Palavra e Pão”, mas com uma característica diferente. Em 2017, os catequistas e catequizandos foram os encarregados de serem os protagonistas da ação missionária. Dessa vez, os bispos pediram o protagonismo dos Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão Eucarística.

A ação tinha por objetivo que cada Ministro das 18 arqui/dioceses do Paraná conseguisse o valor de uma Bíblia R$ 36,90 (Edições CNBB). Porém, esse dinheiro não deveria ser tirado do próprio bolso do Ministro. Por isso, cada um recebeu um folder, com o qual deveria convidar 10 pessoas para o ajudar a adquirir o valor de uma Bíblia.

A ação foi realizada, de maio a setembro, em todas as dioceses do Paraná e o resultado superou todas as expectativas. Eles conseguiram o valor para adquirir aproximadamente 92 mil Bíblias. O valor excedente será investido num projeto rastreio alimentar, em vista de amenizar a fome na Guiné-Bissau. Ao longo de dois anos, será mantida uma equipe de saúde que vai visitar as comunidades distantes, a fim de avaliar o estado de saúde das pessoas, especialmente das crianças e das gestantes.

Fonte: CNBB Sul 2
Autor: Karina de Carvalho – Assessora de Comunicação

Compartilhe esta publicação