13 MAR 2024

Diocese de Paranavaí realiza 1º encontro de casais de nova união

A Diocese de Paranavaí iniciou um projeto pioneiro no Paraná no último domingo (10). O encontro diocesano reuniu quase 200 casais de nova união que estão sendo acompanhados de perto para que possam continuar vivendo a fé católica de maneira integral, segundo orientações do Papa Francisco no documento Amoris Laetitia. A maioria desses casais é atuante na Igreja e está junto há mais de 10 anos.

Image title

Image title

Agora, por meio de grupos paroquias, todos serão acompanhados mensalmente pelos próximos dois anos, com apoio dos padres, diáconos permanentes, Pastoral Familiar e a equipe do Encontro de Casais com Cristo (ECC), além do tribunal eclesiástico, setor da Diocese responsável por atendimentos relacionados a processos matrimoniais.

"São pessoas que amam a Igreja e, mesmo na dificuldade, não deixaram de participar ativamente. O 1º encontro para casais de nova união foi um dia muito bonito, de muita alegria e que concluímos louvando a Deus! Ouvimos por uma hora os casais sobre o que quisessem dizer e ficamos surpreendidos pelo amor à Igreja dessas pessoas. A gratidão delas por esse momento foi inimaginável!", comemora o bispo de Paranavaí, Dom Mário Spaki.

Image title

PIONEIRISMO

Nova união entre casais tem sido um assunto estudado na Diocese de Paranavaí. Na última assembleia diocesana, realizada em 2023, o projeto foi lançado e aprovado por unanimidade por todos os presentes. Além disso, a ideia foi validada pelo presidente da Comissão Nacional da Família, Dom Bruno Versari.

A partir do 1º encontro diocesano, a Igreja, por meio do tribunal eclesiástico, vai analisar a situação de cada casal desta primeira turma. Após o período de acompanhamento, será realizada uma avaliação e, caso tenha tido bom êxito esta primeira turma, a Diocese de Paranavaí pretende abrir novas turmas para que outros casais possam integrar o projeto.

Image title

Fonte: Diocese de Paranavaí | Fotos: Nivaldo Santos
Autor: Maria Eduarda Oliveira

Compartilhe esta publicação