13 MAR 2024

Diocese de Paranavaí realiza 1º encontro de casais de nova união

A Diocese de Paranavaí iniciou um projeto pioneiro no Paraná no último domingo (10). O encontro diocesano reuniu quase 200 casais de nova união que estão sendo acompanhados de perto para que possam continuar vivendo a fé católica de maneira integral, segundo orientações do Papa Francisco no documento Amoris Laetitia. A maioria desses casais é atuante na Igreja e está junto há mais de 10 anos.

Agora, por meio de grupos paroquias, todos serão acompanhados mensalmente pelos próximos dois anos, com apoio dos padres, diáconos permanentes, Pastoral Familiar e a equipe do Encontro de Casais com Cristo (ECC), além do tribunal eclesiástico, setor da Diocese responsável por atendimentos relacionados a processos matrimoniais.

"São pessoas que amam a Igreja e, mesmo na dificuldade, não deixaram de participar ativamente. O 1º encontro para casais de nova união foi um dia muito bonito, de muita alegria e que concluímos louvando a Deus! Ouvimos por uma hora os casais sobre o que quisessem dizer e ficamos surpreendidos pelo amor à Igreja dessas pessoas. A gratidão delas por esse momento foi inimaginável!", comemora o bispo de Paranavaí, Dom Mário Spaki.

PIONEIRISMO

Nova união entre casais tem sido um assunto estudado na Diocese de Paranavaí. Na última assembleia diocesana, realizada em 2023, o projeto foi lançado e aprovado por unanimidade por todos os presentes. Além disso, a ideia foi validada pelo presidente da Comissão Nacional da Família, Dom Bruno Versari.

A partir do 1º encontro diocesano, a Igreja, por meio do tribunal eclesiástico, vai analisar a situação de cada casal desta primeira turma. Após o período de acompanhamento, será realizada uma avaliação e, caso tenha tido bom êxito esta primeira turma, a Diocese de Paranavaí pretende abrir novas turmas para que outros casais possam integrar o projeto.

Fonte: Diocese de Paranavaí | Fotos: Nivaldo Santos
Autor: Maria Eduarda Oliveira