27 NOV 2023

X SULÃO REÚNE CATEQUISTAS DE CINCO ESTADOS NO SANTUÁRIO DE APARECIDA

Catequistas dos estados de Mato Grosso do Sul, Paraná, Rio Grande do Sul, São Paulo e Santa Catarina reuniram-se no Santuário Nacional de Aparecida, entre os dias 17 e 19 de novembro, para o X Sulão de Catequese. O evento, que completa 35 anos, foi um momento importantíssimo de celebração, formação e confraternização entre catequistas dos estados mencionados.

O encontro teve como tema “Catequista: ministério e missão eclesial” e como inspiração bíblica o episódio do encontro de Jesus com Zaqueu (Lucas 19, 1-10), que foi previamente refletido em cada uma das dioceses participantes. O tema e o texto bíblico foram motivadores para a retomada dos sulões anteriores, que expressam a própria caminhada da catequese na Igreja do Brasil e para a compreensão do belo e desafiador momento atual.

À luz da eclesiologia do Concílio Vaticano II, do Magistério do Papa Francisco e do texto bíblico escolhido, foi possível refletir e celebrar a missão dos(as) catequistas de promover o encontro com a pessoa de Jesus e a adesão ao seu projeto, a partir da vivência e comunhão eclesial, na perspectiva da eclesialidade consolidada pelos documentos conciliares e de  uma Igreja em saída, que busca um olhar samaritano para as dores, alegrias e esperanças dos homens e das mulheres dos tempos atuais.

Profundamente marcado pelo cenário trazido pela Carta Apostólica em forma de Motu ProprioAntiquum Ministerium, pela qual o Papa Francisco instituiu o ministério de catequista, o encontro enfatizou a dignidade batismal comum a todos os fieis, clérigos e leigos, e dos quais nascem os ministérios ordenados e não-ordenados, pelos quais a Igreja cumpre o mandato que lhe foi confiado por Jesus. Nesse sentido, teve grande ênfase o processo de comunicação da fé em uma perspectiva mistagógica (o mistério revelado e celebrado na vida) e sinodal (caminhar juntos, em comunhão com os pastores da Igreja, povo de Deus a caminho).

Dentre os vários e belos momentos celebrativos, tiveram destaque uma procissão luminosa ao redor da Basílica de Nossa Senhora Aparecida e a celebração eucarística presidida por dom Orlando Brandes, Arcebispo de Aparecida.

A diocese de Paranavaí foi representada pelas catequistas Maria de Fátima Santos (coordenadora diocesana), Viviane de Andrade Sampaio (Paróquia São Sebastião-Santuário de Nossa Senhora do Carmo) e pelo catequista Amarildo Pinheiro Magalhães (equipe diocesana).