09 AGO 2022

11° Decolores aconteceu no Cosdipa nos dias 5, 6 e 7 de agosto

Entre os dias 05, 06 e 07 de agosto aconteceu no Cosdipa - Centro de Obras Sociais da Diocese de Paranavaí o 11° Decolores, que contou com a participação de adolescentes (mistos) de 14 a 17 anos.

Ao todo 58 adolescentes participaram do retiro, sendo eles das cidades de: Paranavaí, Guairaçá, Nova Londrina, Diamante do Norte, Loanda, São José do Ivaí, Cruzeiro do Oeste e Maringá. Além dos participantes, a equipe de trabalho contou com a colaboração de 56 pessoas, além do apoio e presença do assessor diocesano Padre Benedito Bernadino da Silva.

O encontro contou com várias atividades, dinâmicas e oração. Começou na sexta-feira (5) às 20:00 e foi encerrada no domingo (7) às 18:00 com a Santa Missa presidida pelo pároco da Paróquia Santa Rita de Cássia do Jardim Morumbi Padre Gustavo Paulo da Silva.

Para o coordenador do Decolores Tiago Campos, esta foi uma experiência nova, pois apesar de estar a frente do Decolores há 5 anos, nunca havia coordenado nenhum retiro, por isso foi uma experiência de muito aprendizado nesses 3 dias com os adolescentes. Ele destaca ainda, que nesse momento pós pandemia existem novas dificuldades apresentadas pelos adolescentes, que são: a depressão e a ansiedade. Esses temas quase não eram vistos nos Decolores anteriores, quando se falava muito em brigas com pais/mães, falta de afeto familiar, drogas e bebidas. Por isso ele destaca que esses novos temas serão "um novo desafio para os próximos Decolores."

Fonte: Informações: Diocese de Paranavaí/Foto: Coordenação do Decolores
Autor: Lilian Zacharias - Assessora de Comunicação