09 AGO 2022

16 jovens participaram do Encontro Vocacional 2022 neste final de semana (6 e 7)

No sábado (6) e domingo (7) aconteceu no Seminário Menor e Propedêutico Maria Mãe da Igreja na Vila Operária de Paranavaí, o Encontro Vocacional 2022, com o tema: Cristo vive! Somos suas testemunhas. Eu vi o Senhor (Jo 20,18) e contou com a participação de 16 rapazes a partir de 15 anos, que vieram de várias paróquias da Diocese de Paranavaí.

No sábado (6) o encontrou começou às 19:30, além dos 16 encontristas estavam presente no encontro os 2 seminaristas do Seminário Menor: Victor Leandro e João Perin, os quais foram os responsáveis por organizar o espaço, as dinâmicas e toda a estrutura para receber os encontristas e demais participantes. Também ocorreu um momento de partilha com o seminarista de teologia Matheus Canônico, que contou um pouco da sua caminhada vocacional, além do diácono Pedro Junior e do pároco da Catedral Maria Mãe da Igreja, os quais também fizeram suas partilhas. E por fim, esteve presente o bispo diocesano Dom Mário Spaki, que trouxe sua experiência vocacional e rezou o terço com todos os participantes.

O domingo (7) foi todo conduzido pelo reitor do seminário menor Padre José Carlos de Carvalho, na parte da manhã ocorreu um rico momento de partilha e reflexões, que contou com os testemunhos de alguns dos 7 seminaristas do Seminário Maior de Filosofia São João Maria Vianney de Alto Paraná. Também participou da partilha, o coordenador da Ação Evangelizadora na Diocese Padre Paulo Alves Martins e esteve presente no encontro o reitor do seminário de filosofia padre Claudiomar Cardoso.

Aindo no domingo (7) no período da tarde, os encontristas e seminaristas realizaram um tour pela cidade. Primeiro visitaram o Santuário do Carmo e Paróquia São Sebastião e conheceram um pouco mais da história da catedral provisória da Diocese de Paranavaí. Em seguida visitaram o Mosteiro "Mater Carmeli" das monjas carmelitanas no Jardim Morumbi, onde conheceram um pouco sobre a vida comtemplativa, a clausura e a importância da oração. O tour e o encontro foi encerrado no domingo (7) na Catedral Maria Mãe da Igreja com a Santa Missa às 16:00 presidida pelo pároco Padre Silvio e concelebrada pelo Padre José Carlos. Para encerrar os ensinamentos do encontro, Pe José Carlos apresentou uma pequena catequese sobre a catedral diocesana e a importância dela para Diocese de Paranavaí.

O reitor do seminário menor Padre José Carlos, destacou que o enconto vocacional geralmente acontece em junho, mas este ano pós  pandemia, devido aos calendários das paróquias, se optou por realizar o encontro na primeira semana de agosto, mês vocacional. Padre José Carlos  também ressaltou, que após o encontro, os jovens que manifestarem interesse em se tornar padre, vão receber contato via ligação ou whatsapp e em seguida, o reitor fará uma visita à família, para só então no ano seguinte o candidato ingressar no seminário. O reitor enfatiza ainda, que o objetivo principal desse encontro é "realizar um despertar vocacional nos jovens para que eles possam encontrar o discernimento para sua vocação."

Fonte: Foto/ Informação: Diocese de Paranavaí
Autor: Lilian Zacharias - Assessora de Comunicação