04 AGO 2022

Encontro Eis-me aqui, retiro Shemá e acampamento Adonai foram algumas das atividades na Diocese de 22 a 24 de julho

O encontro Eis-me aqui organizado pelo Movimento Familiar Cristão - MFC aconteceu no COSDIPA na sexta-feira (22) com a chegada dos encontristas às 19:30 e foi encerrado no domingo (24) às 16:00 com a Santa Missa presidida pelo Padre Silvio César Pereira juntamente com o Diácono Carlos e participaram do encontro jovens a partir de 15 anos.

O encontro contou com momentos de fraternidade, palestras, direção espiritual, confissões e animações e teve como objetivo resgatar e direcionar os jovens para ter uma vida mais amigável e amorosa com Deus, destacando que é possível ser jovem, sem deixar de ser cristão. Houve a participação de 36 encontristas e cerca de 50 pessoas que trabalharam na equipe de trabalho.

Na sexta-feira (22) aconteceu a palestra " O amor de Deus" juntamente com a reflexão "Que lugar Deus ocupa na minha vida". No sábado (23) foram ouvidos testemunhos de alcoolismo, drogas e houve palestra sobre namoro e sexualidade, vocação e também sobre Maria Mãe e após foi rezado o terço luminoso. Também aconteceu uma palestra sobre "O sacramento da confissão" e após houve atendimento de confissões com Dom Mário Spaki, Padre Silvio e Padre Elfrem. No domingo (24), uma terapeuta realizou uma palestra sobre ansiedade e depressão e finalizou com alguns jovens do MFC, testemunhando sua vida em comunidade com ênfase no tema "Sou jovem e sigo Jesus Cristo."

Uma das encontristas Cristiane Silva dos Santos de 20 anos, resumiu o encontro em uma palavra: "Gratidão", por tudo o que foi vivido e por mostrar, que: " não estamos sozinhos nessa caminhada...gratidão por cada sorriso, ensinamento e pelo acolhimento cheio de amor". Para a coordenadora Nathali e seu vice Alex, juntamente com a Lucimara e Roberto, que são o casal de apoio do MFC, o encontro foi de grande graça, principalmente após 2 anos sem acontecer por conta da covid. O encontro veio sendo preparado desde o início do ano para que o melhor pudesse ser feito para os encontristas.

Já o encontro Adonai promovido pela Paróquia Santa Helena de Marilena teve início na sexta (22) com a acolhida dos campistas às 18:00 no salão paroquial e findou-se no domingo (24) com a Santa Missa presidida pelo pároco Gilney Lopes. Ao todo 90 campistas participaram, juntamente com mais ou menos 120 pessoas da equipe de trabalho.

O Adonai é um acampamento para adultos, que buscam descobrir, encontrar e até mesmo reencontrar a Deus, pela palavra, oração e discernimento. O Adonai traz um percurso de evangelização de pessoas curadas (equipe de trabalho) e curando pessoas (participantes), que foram ao acampamento em busca de respostas pela fé. O tema do acampamento deixa marcada a missão que a partir do batismo assumimos, que é ser todo de Deus, por isso o tema: "Sou só teu, inteiramente teu".

O acampamento foi conduzido pelo pregador Sidnei Pereira Azevedo de Paranavaí e por Rafael Crepaldi de Terra Rica. Para o coordenador da Pascom da Paróquia Santa Helena, Rubens Amaral, que também trabalhou no acampamento, foi possível sentir a presenca de Deus em nossa vida, que é transformadora. O Adonai foi "fonte de graça e bênçãos para minha vida, minha e fé e minha vontade de caminhar foi fortalecida.

Por fim, a Paróquia Santo Antônio de Pádua de Terra Rica, promoveu o retiro para jovens de 13 a 25 anos, que começou na sexta- feira (22) às 19:00 e terminou no domingo (24) com a Santa Missa presidida pelo Pároco Padre Marcelo Aparecido Santiago.

Participaram do encontro aproximadamente 140 jovens e mais de 150 pessoas da equipe de trabalho. O tema do retiro foi: "Filho meu chegou, chegou tua hora" e teve como objetivo resgatar os adolescentes e jovens para que pudessem voltar os olhares para Jesus e sentir o amor Dele novamente.

Image titlePara a coordenadora do retiro Amanda Ferreira Lima e os demais coordenadores Igor Lehn e Rodrigo Souza, foi preciso um trabalho árduo para restruturar tudo, com muitas lutas e dificuldades, uma vez que já havia alguns anos que não ocorriam mais retiros devido a pandemia, mas que com a graça de Deus tudo foi superado e foi possível acontecer o Shemá. Amanda destaca ainda, que foram momentos inesquecíveis, tanto para equipe de trabalho como para os shemistas, "que não se isentaram de deixar o amor de Deus invadir seus corações."

Fonte: Informações: Diocese de Paranavaí/ Fotos: Coordenação do Encontro Eis-me aqui/ Coordenação do Shemá e Pascom da Paróquia Santa Helena
Autor: Lilian Zacharias - Assessora de Comunicação