04 AGO 2022

Veja algumas das atividades para jovens e adultos que aconteceram na Diocese de Paranavaí nos dias 15 a 17 de julho

A Pároquia Santa Cruz de Santa Cruz de Monte Castelo, a qual tem como pároco o Padre Maycon Renan da Silva Santos Boni realizou o  1° Acampamento Despertai-vos, que reuniu aproximadamente 110 jovens na faixa etária dos 14 a 24 anos e teve como tema: Vou levantar você para ser a minha voz. Te escolhi és meu!

O acampamento começou na sexta-feira dia (15) com o acolhimento dos jovens às 06:00 no salão paroquial, que depois foram encaminhados até o sítio São Bento. O término do acampamento aconteceu no domingo (17) com a Santa Missa de encerramento às 19:00 na Igreja Matriz, sendo a celebração realizada pelo pároco Padre Maycon. Vale ressaltar, que o objetivo deste acampamento foi dar a oportunidade aos jovens dessa faixa etária, de ter o seu encontro com Jesus Cristo e também para mostra a importância da caminhada, destacando a missa, a confissão e outros temas.

A equipe de coordenação do acampamento contou com seis coordenadores: Fawller Augusti; Walter Faxina; Ana Paula Montalvão, Cilene, Marcia e Ailton, sendo que para Fawller foram 3 meses de muito preparo e que Deus usou a todos da equipe para que o acampamento acontecesse. Fawller ainda destacou, que "foi possível ver os jovens se entregando e se doando ao SIM que eles deram ao participar do 1° Despertai-vos e principalmente, o quanto eles estavam dispostos a mudança."

Já o grupo dos Jovens Unidos pelo Amor de Deus - JUPAC da Paróquia São José Operário da Vila Operária de Paranavaí, promoveu o 11° Retiro Resgate, o qual teve como tema: Eu posso ir muito além de onde estou e reuniu aproximadamente 60 jovens de Paranavaí e região, além de 45 pessoas que fizeram parte da equipe de trabalho.

O retiro teve início na sexta-feira (15) às 19:00 e o encerramento aconteceu no domingo (17) às 19:30,  com a Santa Missa realizada na Igreja Matriz e presidida pelo Padre Paulo Alves Martins. Sendo que o 11° Resgate ocorreu com o intuito de resgatar os jovens do mundo, das ruas e ajudar os que estão nas drogas, bebidas, vícios e outros problemas psicológicos e familiares. Para isso, o retiro abordou vários temas como: desrespeito ao pai e a mãe; a desunião da família; o pecado; o perdão; amizade e vários outros temas, além de teatros.

Para o coordenador do retiro, Teylor Vinícius de Souza, esta foi uma oportunidade de ver a confirmação do quanto Deus nos ama imensuravelmente e esses jovens: "deixaram suas casas para vivenciar esse amor e com certeza vão retornar para levar um pouco desse amor para suas famílias". Teylor enfatizou ainda, o apoio, compreensão e suporte do Pároco Antonio Augusto Crivelaro, que não pode estar presente por motivos de saúde. Agradeceu também a toda a equipe de trabalho, pois graças ao empenho e a união de toda a equipe juntamente com a coordenação é que foi possível realizar o 11° Resgate.

Por fim, aconteceu no sábado (16) e domingo (17) reunindo aproximadamente 100 pessoas na Paróquia Nossa Senhora Aparecida - Jardim Ipê (Paranavaí), a formação, treinamento e orientação das equipes que vão ministrar o Seminário Diga Sim a Deus na Diocese de Paranavaí e Arquidiocese de Maringá, que tem como base a apostila da escritora Lenice Maria Ferrari Perez com o título: Diga Sim a Deus.

Segundo a coordenadora Rita Cristina Félix Gissoni, a formaçao foi um momento de oração, dinâmicas de como levar a palavra de Deus, com muita partilha e  crescimento espiritual, que começou no sábado (15) às 14:00 e encerrou no domingo (17) às 15:30, sendo que no domingo (17) os participantes estiverem presentes na missa das 09:00 na Igreja Matriz, com a missa presidida pelo pároco Padre Rivaldo Brandão, que abençoou a todos e realizou o envio dos mesmos.

Nesta formação se reuniram os formadores, servos e servos auxiliares, que ministrarão o seminário em 18 turmas neste semestre, na Diocese de Paranavaí e na Arquidiocese de Maringá. Na formação estiveram presentes pessoas das seguintes cidades: São Carlos do Ivaí, Paraíso do Norte, Paranavaí, Nova Esperança, Maringá, Paiçandu, Mandaguaçu, Inajá, Amaporã, Cruzeiro e Uniflor.

Fonte: Diocese de Paranavaí - Fotos: Coordenação do 1° Acampamento Despertai-vos/ Coordenação do 11° Retiro Resgate/ Coordenação do Seminário Diga Sim a Deus
Autor: Lilian Zacharias - Assessora de Comunicação