28 JUL 2022

Retiro anual do clero da Diocese de Paranavaí está acontecendo esta semana em Toledo - PR

Ao longo dessa semana, 25 a 29 de julho, está acontecendo o retiro anual do clero da Diocese de Paranavaí no Centro de Formação São João Paulo II em Toledo - PR, tendo como pregador o Padre Evandro Luis Braun da Diocese de Ponta Grossa, que está conduzindo o tema: "O Dom da Vocação ao Presbiterado."

O Padre Evandro Luis Braun possui 20 anos de sacerdócio e a partir dessa longa experiência, tem apresentado fatos concretos vividos por ele, os quais iluminam a vida de cada padre, que está presente no retiro.

Durante o retiro estão acontecendo vários momentos bonitos de oração, reflexão, momentos em sala, na capela, momentos individuais de oração personalizada e trazendo muitos assuntos da vida cotidiana dos padres, que estão vivendo um clima fraterno de amizade e de profunda espiritualidade.

Na quarta-feira (27), o retiro contou com a presença de Dom Anuar Battisti, arcebispo emérito de Maringá, que presidiu a Santa Missa e participou do jantar com todo o clero.

Para Dom Mário Spaki, bispo Diocesano de Paranavaí, o retiro está sendo muito bom, com muitos momentos de silêncio, pois é justamente isto que está sendo pedido: "para rezar em uma atitude de silêncio." Dom Mário destaca ainda, que nos últimos dois anos, não foi possível acontecer o retiro anual do clero de forma presencial, devido a pandemia. Em 2021, o retiro aconteceu de forma online com o Cardeal José Tolentino de Mendonça, mas de acordo com Dom Mário, esta não é a mesma experiência que o presencial traz e que os padres estão tendo a oportunidade de participar este ano e estão aproveitando muito bem.

Fonte: Informações e fotos: Dom Mário Spaki - Bispo Diocesano de Paranavaí
Autor: Lilian Zacharias - Assessora de Comunicação