14 SET 2021

Educadores do Sul do Brasil participam do 4º Encontro da Região Sul da Pastoral da Educação

Aconteceu no último sábado (11) de forma on-line, o IV Sulão – Encontro da Região Sul da Pastoral da Educação. O evento foi promovido em parceria com a Faculdade Bagozzi e a Comissão Episcopal Pastoral para a Cultura e Educação da CNBB, em conjunto com os Coordenadores dos Regionais Sul 2 (Paraná), 3 (Rio Grande do Sul) e 4 (Santa Catarina) da CNBB.

O evento foi direcionado às lideranças regionais e diocesanas do âmbito educacional, a fim de discutir os principais desafios no ambiente escolar, assim como a importância de um diálogo inter-religioso na pastoral da educação. Sendo assim, o tema do evento foi: “O Pacto Educativo global e a importância do diálogo inter-religioso na Pastoral da Educação”, com assessoria dos professores: Cesar Leandro Ribeiro (PUC/PR) e Sérgio Junqueira (IPFER).

Segundo a coordenadora da Pastoral da Educação no Paraná, professora Rosiana de Moura Proença Pereira, as duas conferências sobre o tema ajudaram a reafirmar o compromisso de cada educador católico em ser como o bom samaritano. “Nós temos que servir ao próximo com amor e assim cuidar de quem precisa. Nesse momento, especialmente, os nossos educadores, cuidar com o respeito e o diálogo. Hoje, nossos professores estão precisando muito de escuta, de respeito ante suas ansiedades e seus problemas. Eis aqui uma oportunidade de vivermos o serviço ao próximo e de colocarmos em prática a nossa fé”, afirmou Rosiana.

Durante o evento houve também momentos de oração e partilha. Ao final do encontro, o Presidente da Comissão Episcopal Pastoral para Cultura e Educação da CNBB, Dom João Justino de Medeiros Silva, por meio de um vídeo, enviou uma mensagem e concedeu a bênção aos participantes.

Esse encontro de educadores da Região Sul acontece a cada dois anos e reúne lideranças regionais e diocesanas da Pastoral da Educação, da Pastoral Escolar, das Congregações Religiosas que atuam no âmbito educativo, da Associação Nacional de Educação Católica (ANEC), das Escolas Católicas e Paroquiais, dos Vicariatos Episcopais para a Educação, dos projetos pedagógicos em contextos de fronteiras (presídios, APACs, imigrantes, etc) entre outras presenças no âmbito educativo.

As duas conferências desse IV Sulão da Pastoral da Educação estão disponíveis no Canal do Youtube da Faculdade Bagozzi, que foi parceira no evento, e podem ser assistidos no link abaixo:

Fonte: CNBB Sul 2
Autor: Karina de Carvalho - Assessora de Comunicação

Compartilhe esta publicação