05 MAI 2021

Padres coordenadores da Ação Evangelizadora das dioceses do Paraná realizam reunião online

O Regional Sul 2 da CNBB realizou, nos dias 3 e 4 de maio, a primeira reunião ordinária do ano com os padres Coordenadores da Ação Evangelizadora nas Arquidioceses, Dioceses e Eparquias Ucranianas do Paraná. A reunião aconteceu de forma remota, via plataforma do Google Meet, sob a coordenação do secretário do Regional, Dom Amilton Manoel da Silva (bispo de Guarapuava-PR), e do secretário executivo, Padre Valdecir Badzinski. Participaram 23 padres diocesanos e também o presidente do Regional Sul 2, Dom Geremias Steinmetz (arcebispo de Londrina). Na Diocese de Paranavaí, o coordenador é o padre Paulo Alves Martins.

A reunião, que iniciou na noite de segunda-feira (3) e concluiu-se ao final da tarde do da terça-feira (4), foi marcada por momentos de oração, partilha e a discussão de diversos assuntos pertinentes à caminhada pastoral da Igreja no Paraná. Entre os assuntos da pauta estiveram: as ações evangelizadoras para o Ano de São José, a Pastoral Indígena e Indigenista, os Círculos Bíblicos e Pequenas Comunidades Missionárias, a Assembleia Eclesial da América Latina e Caribe, a Pastoral da Ecologia Integral e a 41ª Assembleia do Povo de Deus, programada para acontecer no mês de setembro deste ano.

Padre Valdecir Badzinski avaliou que, numa reunião neste formato on-line, o tempo é otimizado, ou seja, nenhum minuto é perdido. Para ele, quanto ao rendimento, ao estudo e aos encaminhamentos práticos esse formato é muito positivo, no entanto, é negativa a falta do encontro, das celebrações conjuntas, das partilhas espontâneas durante os intervalos. No entanto, devido ao contexto ainda grave da pandemia, essa forma remota de reunir-se é eficaz para que a ação evangelizadora da Igreja continue a dar passos e respostas concretas no tempo presente.

Fonte: CNBB Sul 2
Autor: Karina de Carvalho – Assessora de Comunicação da CNBB Sul 2