05 ABR 2021

CNBB Sul 2 e Faculdade Bagozzi promovem curso de Introdução à Teologia de São José

Estamos vivendo na Igreja, desde o dia 8 de dezembro, o “Ano de São José”. Uma iniciativa que brotou do coração do Papa Francisco, neste tempo de pandemia, para convocar todos os católicos a conhecer melhor o pai adotivo de Jesus e sua importância na história do cristianismo. Na ocasião, o Papa Francisco publicou a Carta Apostólica “Patris Corde – Com o coração de pai”, e a penitenciaria apostólica da Santa Sé divulgou um decreto concedendo indulgências especiais para este tempo.

A fim de propiciar aos fiéis católicos oportunidades concretas para viver bem este Ano de São José, o Regional Sul 2 da CNBB firmou uma parceria com a Faculdade Bagozzi, dirigida pelos Padres Oblatos de São José, para oferecer um curso de extensão acadêmica de introdução à Teologia de São José. A iniciativa do curso surgiu numa reunião do Regional Sul 2 da CNBB com o diretor da faculdade, Pe. José Neto, OSJ, que ofereceu a estrutura acadêmica da faculdade para oferecer um curso inédito sobre São José, direcionado aos leigos e com certificação acadêmica.

“Para nós, da Faculdade Bagozzi e da Congregação dos Oblatos de São José, é motivo de muita alegria e orgulho efetivarmos essa parceria com a Igreja do Paraná, de maneira particular neste ano de São José, no qual nós conseguimos aproximar a missão educativa da Faculdade Bagozzi dessa realidade pastoral, por meio de um curso de extensão acadêmica sobre o pai e educador de Jesus e patrono da Igreja”, afirmou Pe. Neto.

A ementa do curso foi elaborada pelo Pe. Mauro Negro, OSJ, professor universitário que será o docente responsável por ele. Depois, a proposta foi submetida à aprovação dos bispos do Paraná, reunidos em assembleia virtual nos dias 15 e 16 de março, que aprovaram com unanimidade a iniciativa, apenas pedindo que o valor do investimento fosse menor, a fim de que mais pessoas pudessem ter acesso a ele. A questão foi apresentada aos padres Oblatos de São José que, prontamente, conseguiram reduzir o valor do curso para um preço que apenas cobrirá as despesas de logística.

O curso intitulado: “Introdução à Teologia de São José na Escritura, nas Tradições e nas múltiplas expressões cristãs” é destinado a lideranças de Pastoral, catequistas, ministros, seminaristas, sacerdotes e a todo cristão que tenha o desejo de conhecer mais sobre São José. O pré-requisito mínimo para realizá-lo é o ensino fundamental. Não há um limite para o número de alunos, dado que será realizado na modalidade online.

Com data marcada para iniciar no dia 7 de maio, o curso será desenvolvido em 12 encontros, que somarão uma carga horária de 36 horas. As aulas acontecerão às sextas-feiras, das 19 às 22 horas. O certificado de extensão acadêmica será fornecido pela Faculdade Bagozzi. CLIQUE AQUI para saber mais.

Fonte: CNBB Sul 2
Autor: