16 DEZ 2020

Pascom do Paraná realiza encontro online com quase 200 participantes

Na tarde de sábado (12), a coordenação da Pascom (Pastoral da Comunicação) do Regional Sul 2 da CNBB promoveu um encontro de formação on-line para lideranças e agentes pastorais. Conectados pela plataforma do Zoom, pela página do Facebook e o canal do Youtube do Regional Sul 2, o encontro contou com a participação de aproximadamente 200 pessoas.

Um vídeo com o testemunho da Pascom da Paróquia São João Batista, da cidade de São João do Caiuá-PR, abriu o encontro. Nele, os agentes contam sobre o desafio de criar uma Pascom durante a pandemia, sem possuir equipe, equipamentos e experiência.

Em seguida, a secretária da Pascom, Vanessa Paula, deu as boas-vindas aos participantes, cedendo a palavra a Dom Mário Spaki, bispo de Paranavaí e referencial para a Pascom no Paraná, para conduzir a oração inicial. Dom Mário agradeceu pelo trabalho da Pascom, que nunca cresceu tanto, em tão pouco tempo.

Na sequência, Tiago Queiroz, da Arquidiocese de Londrina, apresentou a estrutura da Pascom arquidiocesana, com os desafios que tiveram ao longo do ano, como transformar a revista impressa em on-line e o lançamento do Aplicativo da Arquidiocese de Londrina.

Prosseguindo a formação, Antônio Kayser, coordenador regional da Pascom no Regional Sul 2, falou sobre transmissões ao vivo, apresentando desde o planejamento, testes, equipamentos, softwares e aplicativos. Foi destacado, principalmente, a importância de fazer um bom planejamento, roteiro e muitos testes.

A espiritualidade do comunicador foi o tema abordado por Dom Mário Spaki. Ele frisou que essa dimensão é a participação da comunicação divina para com a humanidade.

A articulação na Pascom pós-pandemia no Paraná foi o assunto abordado pelo Padre Valdecir Bressani, assessor eclesiástico. A articulação visa animar, envolver, motivar e promover o diálogo e a comunhão entre pastorais e movimentos; divulgar e celebrar a caminhada eclesial; promover o diálogo com os meios de comunicação social; envolver os jovens e os profissionais da comunicação nas atividades da Pascom.

O sacerdote refletiu também que no pós-pandemia as coisas não voltarão a ser como antes, pois ninguém será o mesmo. As experiências vividas e aprendidas neste tempo não serão abandonadas.

Anderson Queiroz, coordenador da Pascom na província de Londrina, apresentou a novidade do novo aplicativo da Pascom Paraná. “O encontro foi muito produtivo, apresentamos uma prévia do novo aplicativo da Pascom PR, que estará disponível nos próximos dias para todos, além do site integrado (www.pascompr.com.br)”, avaliou Anderson.

Assista o encontro completo:

Fonte: CNBB Sul 2
Autor: Karina de Carvalho – assessora de comunicação da CNBB Sul 2 e Antônio Kayser – coordenador regional da Pascom na CNBB Sul 2