04 DEZ 2020

Participação dos fiéis nas missas deve ser reduzida a 30% neste final de semana

A prefeitura de Paranavaí publicou a portaria 1.252/2020 nesta quinta-feira (3) e traz novas determinações às igrejas de Paranavaí. Apesar do decreto do Governo do Paraná determinar que as igrejas trabalhem com, no máximo, 30% da capacidade, entrar em vigor a partir de segunda-feira (7), o documento municipal esclarece que as medidas devem ser seguidas na cidade a partir deste final de semana.

Portanto, todas as paróquias e capelas de Paranavaí devem operar com 30% de sua capacidade e manter o distanciamento mínimo de 2 metros entre as pessoas a partir desta sexta-feira (4). Conforme o documento, apenas casais ou acompanhantes podem sentar próximos uns dos outros. Ao encontro da portaria municipal, a atualização do decreto estadual recomenda que a população realize atos religiosos em casa, sozinhos ou em família.

Além dessas regulamentações, as celebrações ficam limitadas a duração máxima de 60 minutos e cada paróquia ou capela é obrigada a anotar o nome completo, documento pessoal (RG ou CPF) e telefone de todos os fiéis presentes nas celebrações. Essa lista deve ser arquivada nas secretarias paroquiais à disposição das autoridades sanitárias.

Fonte: Diocese de Paranavaí/Foto: Antônio Carlos Ferdolice
Autor: Maria Eduarda Oliveira - Assessora de Imprensa