09 SET 2020

Comunidades Eclesiais de Base continuam evangelizando durante a pandemia

Uma das marcas das Comunidades Eclesiais de Base (CEB’s) são os encontros em pequenos grupos realizados nas famílias. A coordenadora diocesana, Tereza Roncáglio, explica que, inicialmente, diante da pandemia, os membros ficaram desorientados, mas buscaram meios online para dar continuidade aos trabalhos de evangelização.

“Atualmente, nossa principal forma de comunicação é o grupo de WhatsApp. É por meio dele que organizamos a campanha para arrecadação, em que doamos 1.350 máscaras cirúrgicas para a Santa Casa de Paranavaí”, relata Tereza. Além disso, as CEB’s realizam uma reunião online todas as primeiras segundas-feiras do mês através do Messenger, no Facebook.

A coordenadora conta que outro desafio foi continuar com os encontros nas casas dos fiéis. A solução foi elaborá-los relacionando o momento da pandemia com o tempo litúrgico. “Eles [os encontros] são disponibilizados nos grupos de WhatsApp e levamos impressos às famílias”, finaliza.

Apesar de ser um momento difícil, as transmissões ao vivo (lives), organizadas por diversas comunidades, pastorais e movimentos, são oportunidades de formação, debates e reflexões também para os membros das CEB’s.

Fonte: Diocese de Paranavaí
Autor: Terezinha Rozin Roncáglio