24 JUL 2020

Conheça cinco modelos de casais santos

A família é, antes de tudo, uma grande escola de virtudes. Também é nela que devemos nos espelhar. Falando em modelo, exemplo e família, veja abaixo uma lista de casais que foram grandes modelos de santidade.

José e Maria

Image title

O mais famoso casal da Igreja, José e Maria, viveu unido no mesmo ideal de servir a Deus. Embora José fosse pai “adotivo” de Jesus, porque Jesus nasceu por obra e graça do Espírito Santo, não deixou de cumprir com responsabilidade os seus deveres de pai, assistindo-o desde o nascimento em Belém e até mesmo ensinando a Ele o ofício de carpinteiro.

Santa Ana e São Joaquim (os avós de Jesus)

Image title

A santidade de Maria atesta a santidade de seus pais. Maria, ao nascer, não só tirou dos ombros dos pais o peso de uma vida estéril, mas ainda os recompensou pela fé ao ser escolhida no futuro para ser a Mãe do Filho de Deus. Ana e seu marido Joaquim já estavam com idade avançada e ainda não tinham filhos, o que, para os judeus de sua época, era quase um desgosto e uma vergonha também.

Mas Ana e Joaquim não desistiram. Rezaram por muito e muito tempo até que, quando já estavam quase perdendo a esperança, Ana engravidou. Não se sabe muito sobre a vida deles, pois passaram a ser citados a partir do século II, mas pelos escritos apócrifos.

Luigi e Maria Beltrame

Image title

O casal se conheceu em Roma, quando eram adolescentes, e se casaram na Basílica Santa Maria Maior, em 25 de novembro de 1905. Em 1913, a jovem família atravessou um momento doloroso e bastante incerto, quando a gravidez de Maria teve sérias complicações e os médicos diagnosticaram que nem mãe e nem filho sobreviveriam a um parto.

Ainda que os doutores manifestassem que um aborto poderia salvar a vida de Maria, o casal preferiu confiar na proteção divina. E, embora a gravidez tenha sido dura, tanto mãe como filho milagrosamente sobreviveram.

Louis e Zelie Martin (pais de Santa Teresinha)

Image title

Os santos esposos Luís Martin e Maria Zélia Guérin viveram o serviço cristão na família, construindo, dia após dia, um ambiente cheio de fé e amor. Neste clima, germinaram as vocações de três das filhas e, entre elas, Santa Teresinha. Eles tiveram nove filhos, sendo sete meninas e dois meninos. O Papa Francisco canonizou o casal em 18 de outubro de 2015, em meio ao Sínodo Ordinário dos Bispos, que tratou do tema da família.

São Zacarias e Santa Isabel

Image title

Conta-nos o evangelista São Lucas que eram anciãos e não tinham filhos. Sendo assim, recorreram à força da oração e, por isso, conseguiram a graça que superou as expectativas.

Nasceu João Batista, um menino com papel singular na História da Salvação da humanidade: “pois ele será grande perante o Senhor e será repleto do Espírito Santo desde o seio de sua mãe (Santa Isabel). Ele reconduzirá muitos dos filhos de Israel ao Senhor seu Deus” (Lc1, 15s).

Fonte: A12
Autor:

Compartilhe esta publicação