14 JUL 2020

Como ser caridoso e solidário com o próximo?

A juventude é uma fase importante, de transição. É quando se forma a personalidade, firmam-se os valores e quando mais se ganha maturidade. Essa é uma etapa importante e que precisa ser aproveitada para crescer socialmente e espiritualmente. Por isso, consideramos fundamental que, neste momento, sejam desenvolvidos no coração os sentimentos de caridade e solidariedade.

Embora ambas as palavras traduzam próximos e bons valores, existe diferença. A caridade é a benevolência para com todos, o perdão das ofensas e a indulgência para as imperfeições. Ela também se contempla através do amor ao próximo: é proveniente da compaixão, do sentimento de pesar e da vontade de ser um agente de transformação de vidas.

Já ser solidário é ter interesse e ajudar o próximo. Ela se manifesta através de um sentimento de entreajuda, em que as pessoas se apoiam mutuamente em busca de virtudes e melhorias. Solidariedade não é só doação; é troca.

Esses atos fazem um mundo de diferença para quem precisa, e são valores que devem estar presentes na família, sendo passados dos pais para os filhos.

E se você pensa que para ser solidário ou caridoso só é preciso doar objetos, dinheiro ou bens materiais, está muito enganado. É claro que esse tipo de doação é necessário, porém, atitudes também podem fazer de nós pessoas caridosas.

Veja alguns exemplos:

  • ser presente e prestativo;
  • ser aberto ao diálogo com nossos amigos e familiares;
  • ser conselheiro, evangelizar e proclamar os ensinamentos de Cristo;
  • ser paciente;
  • ser honesto;
  • compreender as falhas alheias sem fazer julgamentos;
  • cumprir regras para uma boa convivência;
  • falar com doçura, sem exagerar no tom de voz;
  • falar sempre palavras carinhosas e positivas.

São essas atitudes que nos transforam em pessoas boas e agradáveis. Estas ações devem pautar a vida de quem preza por equilíbrio e felicidade, pois nos distanciam do egoísmo, nos aproximando de Deus.

Como diz um canto católico: “De mãos estendidas ofertamos, o que de graça recebemos”. O simples verso traduz como devemos colocar em prática a solidariedade e a caridade: muitas vezes, a vida nos proporciona coisas simples e maravilhosas, como pessoas de bem ao nosso redor, estabilidade financeira, paz familiar, conforto espiritual, saúde, entre outras bênçãos que recebemos de graça. E tantas outras pessoas não têm a mesma oportunidade de recebê-las.

Fonte: A12
Autor: Anna Laura Barreto

Compartilhe esta publicação