08 JUL 2020

Por que a igreja precisa do dízimo? Conheça três razões principais

Provavelmente você ouviu falar do dízimo e como a Igreja pede que as pessoas contribuam financeiramente com suas necessidades. O dízimo é uma contribuição financeira periódica e voluntária que os fiéis oferecem à Igreja por meio da comunidade que participam. Mas por que a Igreja pede que os fiéis façam isso?

Veja uma lista de três razões principais do motivo da Igreja precisar do dízimo:

• A Igreja precisa do dízimo para que possa ter o necessário para o culto divino

A missão mais importante da Igreja é louvor e serviço prestado a Deus através da celebração da Liturgia. Para que isso possa acontecer, a Igreja precisa de uma estrutura digna (igreja/templo/capela), que deve ser mantida e preservada.

Além disso, assim como qualquer outro lugar, as igrejas têm várias despesas, que devem ser pagas mensalmente.

Para o culto divino também são necessários todos os ornamentos e os objetos litúrgicos (vestimentas do sacerdote, cálice, ambulas, velas, castiçais, hóstias e vinho, entre outros) que, evidentemente, custam alguma coisa.

• A Igreja precisa do dízimo para as obras de apostolado e de caridade

Parte essencial da missão da Igreja também é ter obras de apostolado e de caridade, para poder evangelizar e ajudar as pessoas mais necessitadas. Qualquer projeto ou instituição dentro da Igreja vai precisar de ajuda econômica para sua sobrevivência.

• A Igreja precisa do dízimo para o honesto sustento de seus ministros

Os homens e as mulheres totalmente dedicados ao serviço da Igreja também precisam e merecem um sustento honesto e justo pelo trabalho que realizam. Inclusive no Antigo Testamento, das 12 tribos de Israel, os integrantes de 11 delas davam o dízimo para os integrantes da tribo de Levi, a tribo de sacerdotes. Os sacerdotes eram totalmente dedicados ao serviço de Deus e, portanto, não podiam trabalhar nos campos e em outras ocupações da época. Por isso, era obrigação das outras tribos sustentar os sacerdotes da tribo de Levi. Da mesma forma, os sacerdotes, diáconos e qualquer outro ministro dedicado plenamente à Igreja precisam do seu sustento para viver.

Finalmente, é importante destacar que cada um tem condições e capacidades diferentes para ajudar as necessidades materiais da Igreja. Quantidade não é o mais importante, mas a disposição e alegria de coração com a qual a pessoa dá!

Fonte: A12
Autor: Craig Kinneberg