07 JUL 2020

Em live, presidente da CNBB aprofunda a caminhada da Igreja no Brasil

“Sem a força da Palavra de Deus não conseguiremos dar, como Igreja e como cristãos, as respostas adequadas para a conjuntura que estamos vivendo”. Essa foi uma das muitas afirmações proferidas pelo presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e arcebispo metropolitano de Belo Horizonte (MG), dom Walmor Oliveira de Azevedo em uma live nesta segunda-feira (6), organizada pela Edições CNBB.

A live contou com a mediação do assessor adjunto de Pastoral da CNBB padre Marcus Barbosa, também assessor da Comissão Episcopal Pastoral para o Ecumenismo e o Diálogo Inter-religioso da entidade. Durante cerca de uma hora, o presidente da CNBB, provocado pelas perguntas do mediador e dos internautas, foi aprofundando aspectos das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE 2019-2023), tema da live, à luz do contexto atual da pandemia do novo coronavírus.

Segundo presidente da CNBB, existe atualmente um fenômeno no Brasil considerado como “cristianismo torto”. Em sua avaliação, a Igreja no Brasil deve buscar superar este tipo de cristianismo se quiser manter a coerência e o compromisso com a tradição da doutrina da Igreja e com o magistério do Papa Francisco. Em suas palavras “trata-se de pessoas que defendem aspectos da fé sem um verdadeiro embasamento na Palavra de Deus e na tradição da Igreja e o fazem convictos de que estão certos”.

“Precisamos, por meio da formação bíblica e da formação integral, multiplicar ministros da Palavra, para que promovam experiências verdadeiramente cristãs”, defendeu o arcebispo de Belo Horizonte. A centralidade da Palavra de Deus na vida da Igreja será o tema central da 58ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), adiada para 2021.

A CNBB publicou, por meio da Edições CNBB, as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE) para o quadriênio 2019 – 2023 na série Documentos da CNBB sob o nº 109. Trata-se do principal documento que o episcopado brasileiro aprovou durante a sua 57ª Assembleia Geral, realizada em Aparecida (SP), de 1º a 10 de maio.

Para o quadriênio 2019-2023, as diretrizes foram estruturadas a partir da concepção da Igreja como “Comunidade Eclesial Missionária”, apresentada com a imagem da “casa”, “construção de Deus” (1Cor 3,9). Em tudo isso, as Diretrizes – aprovadas pelos bispos do Brasil – convidam todas as comunidades de fé a abraçarem e vivenciarem a missão como escola de santidade.

Autor: