08 NOV 2019

Diocese de Paranavaí e OAB lançam Cartilha de Orientação Política

Na tarde desta quinta-feira (7), o Bispo Diocesano de Paranavaí Dom Mário Spaki e a presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Célia Aparecida Zanata lançaram a Cartilha de Orientação Política que apresenta informações sobre como os eleitores e candidatos devem se comportar, destaca ainda características de crimes eleitorais e aponta mudanças na legislação.

A cartilha é resultado da parceria entre a Igreja Católica e a OAB, mas o trabalho de divulgação do material e as ações de conscientização dos eleitores terá o apoio de outras organizações públicas e privadas.  O grupo recebeu o nome de Liga 9840.

O nome faz referência à Lei 9.840 de 1999, que define o que é crime eleitoral e prevê punições para quem agir dentro da ilegalidade. Para se ter uma ideia, o texto fala em cassação do registro ou do diploma e aplicação de multa de R$ 100 mil para quem praticar a compra de votos.

De acordo com o Bispo Diocesano de Paranavaí Dom Mário Spaki, se há o anceio de mudança na política, é necessário começar por aqui, pelo nosso município.

"Se queremos mudar a política, é preciso começar por onde está ao nosso alcance, ou seja, nos municípios”. Por isso, o lançamento do material informativo dá a ele esperança de transformação. “Esperamos que nossa interferência seja positiva", disse Dom Mário.

A ideia, disse Célia Aparecida Zanata, é não deixar que o voto seja corrompido. De acordo com ela, é preciso entender que políticos têm a obrigação de ser honestos. “Devem ter disposição e capacidade para enfrentar os problemas. Política é lugar de diálogo e dedicação”, afirmou a presidente da OAB de Paranavaí.

Com informações do Diário do Noroste

Fonte: Pastoral da Comunicação Diocesana