24 SET 2019

Diocese realiza formação para diáconos em Terra Rica

No último final de semana a Diocese de Paranavaí realizou mais um encontro de formação para os candidatos ao diaconado permanente da Diocese. A formação foi realizada na casa de encontros Jesus e Maria de Nazaré da paróquia Santo Antônio de Pádua em Terra Rica, e foi assessorado pelo Padre Dr. Valter Maurílio Goedert da Arquidiocese de Florianópolis (SC).

O tema desta formação foi "Teologia do diaconado permanente" abordando as origens bíblicas, porque por séculos este ministério silenciou-se na igreja, sua eleição a partir das necessidades do povo de Deus, sua dinâmica, sua área de atuação, espiritualidade, a postura do diácono na Igreja, na sociedade, seu compromisso constante com a caridade, e o seu objetivo sobre cada uma das mesas sobre as quais o diácono precisa permanecer vigilante.

De acordo com Ronaldo Schotten, aspirante ao diaconado de Nova Londrina, o estudo realizado neste encontro despertou a necessidade de um comportamento de serviço de doação ainda maior ao serviço da igreja.

"Este comportamento deve sempre estar presente dentro de minha família, do meu trabalho, da minha comunidade, e principalmente na Igreja. A parte teórica me abriu ainda mais a visão em compreender como a igreja trata o diaconado, e a forma prática em como aplicar isso em nosso dia-a-dia na comunidade. Particularmente aprendo pela teoria e sempre me espelho pelo testemunho das pessoas ao meu redor e o Padre Valter me ensinou muito pela sua sabedoria e suas atitudes e comportamento na abordagem do tema", disse Ronaldo.

Fonte: Pastoral da Comunicação Diocesana
Autor: