08 OUT 2019

OUTUBRO DE 2019 - MÊS MISSIONÁRIO EXTRAORDINÁRIO

Convocado pelo Papa Francisco, o Mês Missionário Extraordinário tem como tema: Batizados e enviados - a Igreja de Cristo em missão no mundo. E como objetivo: Despertar a consciência da missão além-fronteiras (ad gentes) e retomar com novo impulso a transformação missionária da vida e da pastoral, conforme ele mesmo escreveu no início de seu pontificado, em 2013: “A ação missionária é o paradigma de toda obra da Igreja” (Evangelli Gaudium, 15).

O Papa Francisco tem insistido que é preciso “colocar a missão de Jesus no coração da Igreja, transformando-a em critério para medir a eficácia de suas estruturas, os resultados de seu trabalho, a fecundidade de seus ministros e a alegria que eles são capazes de suscitar. Porque sem alegria não se atrai ninguém” (CELAM, Bogotá, 7 de setembro de 2017).

Estão sendo propostos alguns aspectos a serem vividos neste Mês Missionário Extraordinário nos vários níveis de Igreja: comunidade, paróquia e diocese.

1. Encontro. Destacar a centralidade da pessoa e missão de Jesus Cristo. A missão nasce do encontro com Jesus que dá novo horizonte à vida (Documento de Aparecida, 29). O encontro com Jesus Cristo vivo em sua Igreja é pessoal: Eucaristia, Palavra de Deus, oração pessoal e comunitária.

2. Testemunho e vivências. Valorizar os padroeiros da missão, Santa Terezinha e São Francisco Xavier e o testemunho dos santos e santas, mártires da missão e confessores da fé, expressão das Igrejas dispersas em todo o mundo.

3. Formativa. Realizar, na medida do possível, reflexão bíblica teológica sobre a identidade missionária de todo povo de Deus. Recuperar a proposta de itinerário formativo do discípulo missionário descrito no documento de Aparecida (n. 278).

4. Caridade missionária. Promover a coleta missionária e valorizar ações concretas de compromisso com os mais pobres. Promover visitas missionárias.

5. Cooperação. Conectar o Mês Missionário Extraordinário com o Sínodo para Amazônia; dar maior visibilidade e impulsionar os projetos Igrejas irmãs e as diversas experiências missionárias, destacando o testemunho de missionários (as) que atuam dentro e fora do Brasil.

6. Celebrativa. Valorizar o Dia Mundial Missões com a vigília que antecede no dia 19/10/19; propor aos folhetos litúrgicos a oração dos fiéis e a oração missionária; incentivar a novena e terço missionário;

Estabelecemos algumas atividades para o Mês Missionário em âmbito Diocesano:

1. Abertura do Mês Missionário Extraordinário na Paróquia Santa Teresinha de Planaltina, dia 01/10/19, às 19h00.

2. No Encontro Diocesano da Juventude que acontecerá dia 27/10/2019 na Paróquia de São Carlos do Ivaí, realizaremos com os jovens uma atividade missionária de visitação de casas.

Como também propomos outras para a celebração do Mês Missionário em âmbito Paroquial:

1. Preparação, abertura do Mês Missionário Extraordinário em cada paróquia com o lançamento do material da Campanha Missionária.

2. Realizar vigília 19/10/19, visitas missionárias e coleta no Dia Mundial das Missões (19 e 20/10).

3. Realizar a novena missionária com os testemunhos da Campanha Missionária.

4. Rezar pelas missões e intensificar as visitas missionárias.

Com essas atividades e sobretudo por meio da oração estaremos em sintonia com a Igreja do mundo inteiro que estará vivendo esse Mês Missionário Extraordinário e cresceremos na consciência missionária em nossa Diocese de Paranavaí.

Dom Mário Spaki

Bispo Diocesano de Paranavaí -PR