01 JUL 2018

MÊS DE JULHO: MÊS DO NOSSO GRANDE JUBILEU E POSSE DO NOSSO 5º BISPO DIOCESANO

Esse mês é de muita alegria para toda a nossa Diocese, que é composta de 34 paróquias,24 municípios, 138 capelas rurais e urbanas; inúmeras comunidades, movimentos, pastorais e serviços.

Chegou a hora de dar graças a Deus por tudo o que foi feito ao longo desse Ano Jubilar, mas principalmente pelos 50 Anos de nossa Diocese.

Quanta história e quanta luta desde os desbravadores desta região, que junto com as ferramentas e a coragem trouxeram, principalmente a fé e a Igreja. Na maioria dos municípios de nossa região, as Igrejas foram levantadas antes que as Prefeituras. Os Padres chegaram antes dos Prefeitos. O povo se reunia e se organizava em torno da Cruz de Cristo.

O terço, a principal oração, era motivo para as famílias se reunirem. Isto é uma história longa e já temos um livro (A Diocese de Paranavaí: 40 anos de História e Evangelização – 1968/2008) que nos ajuda, contando tudo isso.

Olhemos o presente e o futuro: o presente se apresenta com muitos desafios e conquistas dos que vieram antes de nós; o futuro está sendo preparado agora, e Dom Mário vai nos direcionar neste início dos próximos 50 anos.

Gostaria de agradecer a todos os padres de ontem e de hoje e todo o povo de Deus, que lutaram para se manterem firmes na fé.

Gostaria de agradecer nesta última Palavra como Administrador, a todos os padres, agentes de Pastorais, Movimentos e Serviços, que continuaram lutando pela construção do Reino de Deus em nossa Diocese, Paróquia, Capela ou comunidade, onde se reúnem para rezar e pensar a Pastoral.

Muito obrigado também, pela luta em manter vivas as atividades referentes ao Ano Jubilar.

Agradecer de forma especial ao Colégio de Consultores, que esteve comigo em todos os momentos e decisões.

Agradeço pela ajuda, e peço desculpas pelas minhas limitações. Procurei dar o meu melhor, mas sei que ainda precisaria dar muito mais. Agradeço à comunidade paroquial que entendeu as minhas muitas ausências por causa das ocupações na Diocese. A toda equipe da secretaria da Paróquia e da Cúria no auxílio em todos os momentos. Peço a Deus que os abençoe e derrame copiosas graças sobre todos nós.

Fraternalmente em Cristo.

Na próxima edição, teremos de volta a Palavra do Pastor, com Dom Mário Spaki.

Pe. Sílvio Cesar Pereira

Administrador Diocesano