01 SET 2017

‘Ação concreta’ realizada pela Juventude marca evento vocacional promovido pela Diocese de Presidente Prudente

presidente_prudente

“Somos batizados e, por isso, vivendo a nossa vocação, devemos dar testemunho de Cristo Salvador”, afirmou Dom Benedito Gonçalves dos Santos, bispo diocesano de Presidente Prudente, durante evento que reuniu cerca de 800 participantes na cidade de Taciba (SP). A iniciativa contou também com ação concreta realizada pela juventude em entidades filantrópicas.

O Serviço de Animação Vocacional – Pastoral Vocacional (SAV-PV) da Diocese de Presidente Prudente (SP) promoveu no último domingo, dia 27, a terceira edição da Gincana Vocacional. O evento ocorreu durante todo o dia no Ginásio Municipal de Esportes de Taciba (SP).

Por ocasião dos 300 anos de aparição da Padroeira do Brasil no Rio Paraíba do Sul, com o lema “Fazei tudo o que Ele vos disser” (Jo 2,5), o Ano Nacional Mariano, motivado pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), foi à temática central da iniciativa.

A 3ª Gincana Vocacional teve início pela manhã com a Santa Missa presidida pelo bispo diocesano de Presidente Prudente, Dom Benedito Gonçalves dos Santos.  “A Igreja nos ensina que o Batismo é a fonte de toda vocação. Somos batizados e, por isso, vivendo a nossa vocação, devemos dar testemunho de Cristo Salvador”, ressaltou o bispo diocesano durante a homilia motivando a juventude a ser dócil à ação do Espírito Santo.

“A gincana tem por objetivo desenvolver o espírito de solidariedade e união entre os grupos de jovens e demais membros de cada paróquia”, explicou o Padre Edcarlos Amorim Moreira, assessor diocesano do SAV-PV, em Carta enviada aos participantes.

Participaram 630 jovens de 11 paróquias de todo o território diocesano que, somados aos 170 fiéis envolvidos nas equipes de trabalho, totalizaram 800 participantes. Além das tradicionais provas e brincadeiras, a 3ª Gincana Vocacional contou com uma ação concreta, realizada previamente pelos jovens em entidades filantrópicas, e também com momentos de perguntas que envolviam o tema do evento, recitação de poesia, música e coreografias apresentadas pelas próprias comunidades inscritas. A Paróquia Sagrada Família, de Presidente Epitácio (SP), foi à campeã da iniciativa. A gincana também contou com o apoio e participação de padres, religiosos e seminaristas.

Segundo o assessor do SAV-PV, o evento foi bem participativo, integrou as paróquias, além de “aguçar a criatividade, reforçar os valores do Evangelho no meio social e semear bons princípios e valores para uma cultura de paz”, como pensado pela equipe organizadora.

Foto: Gabriel Tadeu Martins Silva.

Fonte: http://www.cnbbsul1.org.br/diocese-realiza-3a-gincana-vocacional/