11 SET 2020

Crucifixo gigante é construído em cidade brasileira dedicada à Santa Cruz

Desde o mês passado, quem visita a cidade de Taquarana (AL) tem agora um gigante monumento religioso para conhecer: uma cruz de 17 metros de altura, construída em homenagem à Padroeira local, a Santa Cruz.

O crucifixo gigante foi inaugurado em 24 de agosto, dentro das festividades de emancipação política do município.

Ao citar o jovem escritor Emanuel Varela, a Diocese de Penedo – a qual engloba e cidade de Taquarana – explicou em seu Facebook: “é sabido e ressabido por todos que foi no entorno da igreja Matriz de Taquarana, que a sede do município se originou e se desenvolveu. Ora, a história de Taquarana, de certa forma, muito se confunde com a história de nossa padroeira. Na verdade, até caminham juntas”.

Por sua vez, o Santuário da Santa Cruz, de Taquarana, indica em seu Instagram que este monumento é “um grande presente, tendo em vista que em 2021 a igreja celebrará 200 anos da construção da capela, a qual passou a ser a paróquia e hoje é considerada um santuário, onde recebe pessoas de todo o Brasil e possui uma das maiores festas de Alagoas”.

Segundo Varela, citado pela Diocese de Penedo, “ao logo dos duzentos anos de história do Madeiro de Cristo em terras taquaranenses, muitas famílias foram educadas para entender que a Cruz simboliza as duas direções que se cruzam do mandamento do amor: o amor de Deus na direção vertical e o amor ao próximo na direção horizontal. A Cruz nos acompanha desde a mais tenra idade como forte lembrança da maior prova de amor de Deus por nós: a entrega de Seu Filho único pela vida do mundo”.

O escritor ainda pontua que “foi dentro desse contexto educativo que nos tornamos uma comunidade de paz e de bem. Assim, será uma justa homenagem a esse povo cristão, fundacional e desenvolvimentista do nosso território”.

A Gloriosa Santa Cruz está localizada na Praça Alto da Santa Cruz, às margens da rodovia AL-110, em um dos acessos à cidade, e trata-se de uma antiga reivindicação da população.

Image title

O monumento possui 17 metros de altura, sendo 3 metros de base mais 14 metros do crucifixo. É uma obra feita com fibra de vidro (resinado) pelo artista plástico Regivaldo da Silva Santana.

Segundo assinala a Diocese de Penedo, “tal obra é uma cópia de uma imagem de madeira que se encontra na casa paroquial, na posse do Padre Jackson, autor da sugestão”.

Anualmente, a festa da Santa Cruz, no Santuário de Taquarana, é celebrada entre 24 de abril e 3 de maio, dia em que a Igreja recorda a Descoberta da Santa Cruz. Entretanto, como este ano não foi possível realizar, devido à pandemia de covid-19, a festividade será celebrada no próximo dia 14 de setembro, por ocasião da Exaltação da Santa Cruz.

Fonte: ACI Digital/Foto: Diocese de Penedo

Compartilhe esta publicação
Nossas redes sociais
Top