30 OUT 2018

Papa celebra Missa de Finados no Cemitério Laurentino

O Santo Padre preside à Celebração Eucarística: no Dia de Finados no Cemitério Laurentino e no dia seguinte na Basílica de São Pedro em memória dos cardeais e bispos falecidos em 2018.

Cidade do Vaticano

Na celebração dos fiéis defuntos, na sexta-feira, 2 de novembro, o Papa Francisco presidirá à Celebração Eucarística no Cemitério Laurentino em Roma, às 16 horas, horário local. (O Vatican News transmitirá a Missa com comentários em português, a partir das 11h55, horário de Brasília).

Já no sábado, dia 3 de novembro, às 11h30, o Santo Padre preside na Basílica de São Pedro a Santa Missa pelos cardeais e bispos falecidos no decorrer do ano de 2018. O Vatican News transmitirá a celebração com comentários em português, a partir das 7h25, horário de Brasília.

O Laurentino será o quarto cemitério visitado pelo Santo Padre por ocasião do Dia de Finados. Por três anos consecutivos – 2013, 2014 e 2015 – o Papa celebrou Missa no Cemitério de Verano. Em 2016 em Prima Porta e em 2017 no Cemitério estadunidense em Nettuno.

O Pontífice será acolhido pelo seu Vigário para a Diocese de Roma, cardeal Angelo De Donatis, pelo bispo auxiliar do setor sul Dom Paolo Lojudice, e pelo capelão da Igreja do Jesus Ressuscitado, localizado dentro do Laurentino, padre  Claudio Palma.

Celebrações Eucarísticas serão presididas pelos bispos auxiliares em todos os cemitérios romanos e nos próximos dias, em especial em 1º e 2 de novembro, jovens voluntários distribuirão na entrada dos cemitérios romanos um subsídio para a oração, elaborado pelo Escritório Litúrgico da Diocese de Roma.

O pequeno depliant compreende as orações do Pai Nosso, da Ave Maria e do Eterno Repouso: “uma oportunidade para favorecer a oração das tantas pessoas que neste período se dirigem aos cemitérios para recordar seus entes queridos”, explica o Escritório, que já há alguns anos promove tal iniciativa.

“Levar uma flor ao túmulo – lê-se no subsídio – é um sinal de esperança e de fé: colocando-a na terra ou sobre a pedra, dizemos que em nosso coração existe a certeza, a confiança ou ao menos o desejo de que aquela pedra ou aquela terra nua voltem a florescer, restituindo a vida a quem nos é caro”.

Os jornalistas que tiverem interesse em participar da Santa Missa presidida pelo Papa devem credenciar-se na Sala de Imprensa da Santa Sé, até ao meio dia da quarta-feira, 31 de outubro: press.vatican.va/accreditamenti.


Compartilhe esta publicação
Nossas redes sociais
Top