28 SET 2020

Arquidiocese de Londrina acolhe os bispos do Paraná para assembleia

Uma missa na Catedral Sagrado Coração de Jesus, em Londrina, marcou o início da Assembleia dos Bispos do Paraná, no final da tarde deste domingo, 27 de setembro. A missa também foi ocasião para o envio das leigas Andréia Salvador, Berenice Cheniski e Elzira Riva para a Missão São Paulo VI na Guiné-Bissau, África.

Dom Sergio Arthur Braschi, bispo de Ponta Grossa e referencial para a dimensão missionária no Paraná, foi o presidente da celebração, que foi aberta à comunidade, com a restrição de pessoas ao que é permitido na Catedral e também contou com a transmissão pelas redes sociais.

Dom Sergio frisou em sua homilia que as missionárias chegam na cidade de Quebo, onde está localizada a Missão São Paulo VI, no momento em que inicia o ano letivo do Jardim Infantil Irmã Clara. Na Guiné-Bissau, o ano letivo inicia em outubro, quando cessa o período das chuvas.

Berenice, Andréia e Elzira. (Foto: Terumi Sakai)

Após a homilia, as três missionárias subiram ao presbitério para receber a bênção proferida por Dom Sergio que, em seguida abençoou os crucifixos e os Evangelhos na língua crioula, que foram entregues a cada uma pelos bispos de suas dioceses. Dom Mário Spaki, bispo de Paranavaí, entregou à Andréia; Dom Celso Antônio Marchiori, bispo de São Jose dos Pinhais, à Elzira Riva e Dom José Antônio Peruzzo, arcebispo de Curitiba, à Berenice Cheniski.

Arcebispos e Bispos de 18 dioceses do Paraná reúnem-se na Arquidiocese de Londrina até terça-feira, 29 de setembro, a fim de dialogar e deliberar sobre temas referentes ao magistério episcopal e à caminhada pastoral da Igreja no Paraná.

A assembleia acontece no Instituto Paulo VI, o qual oferece condições propícias para que os bispos possam se reunir com segurança, acatando todas as recomendações das autoridades sanitárias quanto à prevenção ao coronavírus.

Autor: Karina de Carvalho – Assessora de Comunicação da CNBB Sul 2
Fonte: CNBB Sul 2