21 JUL 2020

Pastoral da Pessoa Idosa ameniza impactos da pandemia, revela pesquisa

Resultados preliminares de uma pesquisa do Núcleo de Estudo e Pesquisa do Envelhecimento (Nepe) da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), realizada em conjunto com a Stafford University, do Reino Unido, revelaram redução material na gravidade da pandemia de covid-19 entre pessoas idosas por meio do trabalho da Pastoral da Pessoa Idosa.

A investigação entrevistou cerca de 4 mil pessoas voluntárias, a maioria mulheres na faixa de 56 anos, motivadas a promover melhor qualidade de vida de pessoas idosas. Foi identificado o apoio social aos idosos acompanhados e avaliados os impactos das ações realizadas durante a pandemia de covid-19.

De acordo com o Portal do Envelhecimento, a pandemia tornou visíveis situações vivenciadas pelos idosos no Brasil como abandono, exclusão social, políticas sociais sem cobertura e abrangência para atender as demandas deste grupo etário que cresce de modo acelerado, preconceito etário e outros sofrimentos emocionais inimagináveis.

O impacto social e econômico da covid-19 é atualmente incalculável, mas prevê-se que seja severo. A Pastoral da Pessoa Idosa Nacional (PPI) conhece essas questões de perto pois acompanha idosos em situação de vulnerabilidade social e com fragilidades.

Mesmo com a suspensão das visitas domiciliares, por conta da pandemia do novo coronavírus, a Pastoral da Pessoa Idosa buscou ajudar de outra forma aos idosos acompanhados. Os esforços ficaram concentrados para fornecer apoio material e imaterial e o acompanhamento à distância por telefonemas, por exemplo.

Também surgiram iniciativas como confecção de máscaras, arrecadação de alimentos e de outros donativos com o propósito de tornar melhor a vida das pessoas idosas acompanhadas pela PPI em todo território brasileiro, especialmente, aquelas que residem em lugares distantes dos centros urbanos, nas periferias de grandes cidades onde o acesso é limitado aos serviços sociais e de saúde.

A Pastoral da Pessoa Idosa, em conjunto com a CNBB e a Pascom do Brasil, descreveu dez itens que podem ajudar no cuidado com os idosos neste momento de pandemia. Também promoveu a campanha “LIGUE PARA UMA PESSOA IDOSA HOJE”, a qual incentiva os líderes da Pastoral da Pessoa Idosa a fazerem uma ligação por dia para uma pessoa idosa. “Mesmo longe, um simples telefonema pode acalmar a pessoa idosa, permitindo que ela sinta o seu carinho e afeto”.

Fonte: CNBB com informações do Portal do Envelhecimento e Longeviver

Compartilhe esta publicação