06 MAR 2018

1º Dia da Assembleia dos Bispos do Paraná

PRIMEIRO DIA DA ASSEMBLEIA DOS BISPOS DO PARANÁ

6 de março de 2018

Temas relevantes socialmente e, de modo particular para a comunidade católica do Paraná e do país, estão em debate na Assembleia Anual do Regional Sul 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). O encontro em Paranavaí começou domingo e se encerra hoje com a presença de Arcebispos, Bispos e Administradores Diocesanos paranaenses.
A Assembleia acontece sempre no mês de março e serve para um balanço das atividades do ano anterior, o encaminhamento de soluções de pendências, bem como as ações a serem desenvolvidas nas várias frentes da atuação católica.
O encontro é reservado às lideranças da Igreja. Em um dos intervalos, o presidente do Regional Sul 2, Arcebispo de Cascavel, Dom Mauro Aparecido dos Santos, citou como exemplo um tema prático (e polêmico) que esteve em debate: o ensino religioso confessional (de uma religião específica) nas escolas públicas, definido pelo Supremo Tribunal Federal em setembro do ano passado e ainda não implantado.
Antecipa que não houve uma decisão, mas apenas discussão sobre o posicionamento da Igreja na aplicação da medida tomada pela corte máxima do país.
Uma das ações sobre o tema é conhecer nas comunidades o que pensam os professores católicos e identificar qual a disposição governamental de aplicar a decisão do STF. O tema deve voltar ao debate em nova reunião do Regional, desta vez na Assembleia Geral da CNBB (em momento específico).
Ainda sobre a comunidade, falou da Campanha da Fraternidade 2018, cujo o tema é “Fraternidade e a superação da violência”. Tema oportuno, pois é trabalhado no momento em que a segurança está no centro dos debates do país, inclusive com intervenção militar no Rio de Janeiro.
Para Dom Mauro, o tema não se trata de uma coincidência, mas de uma “Providência Divina” – o tema da Campanha é definido dois anos antes.
Adverte que não se trata apenas da violência propalada diariamente pelos meios de comunicação, mas da violência em todas as suas variáveis e que acontece na forma de falta de acesso à saúde, educação e de tantos outros direitos negados ao povo. Ele entende que é a defesa do exercício da cidadania. “Quando este exercício não acontece, a violência cresce”.

COMEMORAÇÃO

Dom Mauro citou ainda que a Assembleia comemora os 50 anos da Diocese de Paranavaí. Falou com carinho da cidade, destacando as árvores e outras belezas (a entrevista se deu sob a sombra de uma árvore, na sede do Cosdipa, local do encontro).

Pontuou ainda a acolhida do povo, já que um grande público participou da Missa anteontem à noite na Catedral Maria Mãe da Igreja. “Aqui o povo participa, responde forte”.
A cada ano, uma Diocese é escolhida para sediar o evento. É a segunda vez em Paranavaí – a primeira foi há quase 21 anos, nos dias 10, 11 e 12 de março de 1997. O encontro precede a Assembleia Geral da CNBB, com representantes de todo o país. A parte final acontece hoje, das 7h às 12h15.
Assim que retornarem para as respectivas cidades, Arcebispos, Bispos e Administradores Diocesanos poderão fazer a aplicação prática das ações planejadas durante o encontro, conforme as características de cada região.

EXPLICANDO
O Conselho Episcopal Regional Sul 2 (CONSER), constituído pelos membros da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), canonicamente domiciliados no Estado do Paraná, é o órgão do qual a CNBB exerce sua missão pastoral neste Regional. Tem sua sede na Rua Saldanha Marinho 1.266, Curitiba – PR.

OBJETIVO GERAL
“Evangelizar, a partir de Jesus Cristo e na força do Espírito Santo, como Igreja discípula, missionária e profética, alimentada pela Palavra de Deus e pela Eucaristia, à luz da evangélica opção preferencial pelos pobres, para que todos tenham vida (Jo 10,10), rumo ao Reino definitivo”.
Em espírito de comunhão, o Regional Sul 2 assume o objetivo definido pela Conferência Nacional dos Bispos para toda a Igreja no Brasil. Nós, Igreja no Paraná, sentimo-nos impulsionados a proclamar a mensagem do Evangelho para todos os povos e, consequentemente, o compromisso para com a vida.

PRESIDÊNCIA
A presidência é o órgão executivo, constituída de um presidente, um vice-presidente e um representante de cada uma das quatro províncias eclesiásticas do Paraná e do secretário.
Presidente: Dom Mauro Aparecido dos Santos – Arcebispo de Cascavel; Vice-presidente: Dom Geremias Steinmetz – Arcebispo de Londrina; Secretário: Dom Amilton Manoel da Silva – Bispo Auxiliar de Curitiba e Secretário Executivo: Padre Mário Spaki.
(CNBB Sul II)