18 JAN 2018

SEMINARISTAS EM MISSÃO

“Faça-se em mim segundo a tua Palavra” (Lc 1,38). Este foi o tema que inspirou a realização do II Congresso Missionário de Seminaristas (COMISE) e da I Missão Estadual de Seminaristas do Regional Sul II, realizados em Paranaguá, entre os dias 13 a 18 de dezembro de 2017. O objetivo central deste evento almejou a formação da dimensão missionária dos seminaristas, bem como o contato com as realidades de evangelização além de suas dioceses.

Os assessores do encontro foram Dom Edmar Peron (Bispo da Diocese de Paranaguá), Dom Sérgio Arthur Braschi (Bispo da Diocese de Ponta Grossa), Pe. Alexssander Cordeiro Lopes (assessor do Comise – Regional Sul 2), Odaril José da Rosa (Coordenador do Comire – Regional Sul 2) e Brian Lee Thompson Avila (Seminarista da Filosofia – Arquidiocese de Londrina). O congresso contou com a participação de 69 seminaristas oriundos das diversas dioceses que compõem o Regional Sul 2, dentre eles, o seminarista Matheus Canônico Urgnani (3º Ano de Filosofia) que representou o COMISE da Diocese de Paranavaí nessa experiência missionária. Foram estudados temas como a alegria do Evangelho para uma Igreja em saída, o estado permanente de missão, Maria como modelo de discipulado-missionário e a realidade missionária do Regional Sul II. A partir da reflexão e da mística, partiu-se à práxis do anúncio de Jesus Cristo, a Boa Nova do Evangelho em diversas comunidades da cidade de Paranaguá.

Hoje, mais do que nunca, os seminaristas são chamados a incorporar ao longo da sua formação a configuração a Cristo-Pastor-Servo-Missionário, a animar a missão universal e a corporação missionária preparando-se para os desafios da pastoral, da nova evangelização e da missão ad gentes. É, pois, a própria vocação que conduz e exige a ativa participação na missão da Igreja! Bendizemos a Deus por estas iniciativas missionárias realizadas pelos seminaristas em nosso Regional Sul 2 e roguemos que, a cada dia mais, Cristo reanime em nossos corações o seu ardor missionário, a fim de termos “os mesmos sentimentos de Cristo Jesus” (Fl 2,5).

Matheus Canônico Urgnani

Coordenador da comunicação COMISE Regional Sul II