18 JAN 2018

“Ao entardecer de meu mortal viver serei julgado pelo amor”

Falecimento de Dom Rubens

Após um período internado e com a saúde debilitada, Dom Rubens nos deixou por volta das 5 horas da manhã, do dia 28 de dezembro de 2017, com a comoção de todos nós da Diocese de Paranavaí.

Foi um acontecimento tão triste que buscamos conforto no Ofício Divino, onde líamos em São Columbano abade, estas palavras: “Quem investigará o Altíssimo no seu inefável proceder? Quem investigará as profundezas de Deus? São planos incompreensíveis, impenetráveis, ininvestigáveis, inescrutáveis e indizíveis”. É melhor crer na sabedoria de Deus do que investigar.

O que mais nos confortou e comoveu foi a união de todos: padres, religiosas, autoridades e leigos que puderam oferecer a Dom Rubens o velório e as exéquias com a participação e solidariedade de todos. Seja esta a grande homenagem que oferecemos, como gratidão, a Dom Rubens pelo trabalho que realizou entre nós, desde a sua posse como Bispo Diocesano, de 08 de dezembro de 1985 até fevereiro de 2014, e depois como Bispo Emérito.

Queremos agradecer a todos que estiveram conosco nesse momento tão doloroso.

Agradecemos aos padres da Diocese que estiveram presentes nas várias missas celebradas durante o velório, na missa solene de despedida e no sepultamento. Agradecemos aos que ajudaram com serviços necessários nessa ocasião, aos corais e equipes Litúrgicas, seminaristas, movimentos, a presença do povo das paróquias da cidade e das paróquias da diocese.

Agradecemos aos médicos, enfermeiros e funcionários do Hospital da Unimed que atenderam Dom Rubens, e a todos que lhe ofereceram seus trabalhos profissionais.

Muito especialmente, agradecemos aos senhores Bispos e Arcebispos do Regional Sul 2 da CNBB e outros que nos enviaram suas condolências.