28 DEZ 2017

Falecimento de Dom Rubens Augusto de Souza Espínola, Bispo Emérito de Paranavaí

É com pesar, que a Diocese de Paranavaí vêm comunicar a todos, que neste dia 28 de dezembro, faleceu o Bispo Emérito Dom Rubens Augusto de Souza Espínola.

Seu corpo será velado na Catedral Maria Mãe da Igreja.

O sepultamento na Cripta da Catedral, será amanhã 29/12 após a Missa presidida por Dom Anuar Battisti às 16h.

Dom Anuar pede a todos que assim como sua vida foi toda na simplicidade, que não enviem coroas de flores.

Conheça um pouquinho de sua trajetória: Dom Rubens Augusto de Souza Espínola, nasceu em São Carlos (SP) em 8 de junho de 1928. Sendo assim, nos é revelado 89 anos de idade dedicados à dignidade humana e as causas da vida, são 64 anos de ordenação sacerdotal e 36 anos de episcopado.

Atualmente encontrava-se aposentado há 13 anos desde de 1° de Fevereiro de 2004, e residia em nossa amada Paranavaí, cidade que tanto amava.

Rubens Augusto de Souza Espínola, nascido em São Carlos (SP) em 8 de junho de 1928.

Afinal, foram mais de 19 anos dedicados ao serviço na Diocese de Paranavaí, o que rendeu admiração dos que o conhecem e o respeito geral. Mesmo após a aposentadoria, em fevereiro de 2004, o bispo continuou na cidade, residindo desde então na mesma casa.

MEMÓRIA - Dentre os episódios de Dom Rubens está a construção da Catedral Maria Mãe da Igreja e multiplicação das paróquias, somando-se também a ordenação de 35 padres.

Quando assumiu a Diocese eram apenas duas paróquias em Paranavaí. Quando deixou a administração, apresentou saldo de 11 paróquias na cidade.

Dom Rubens foi ordenado padre em 8 de dezembro de 1953 e bispo em 19 de março de 1981. Tomou posse em Paranavaí no dia 8 de dezembro de 1985, sucedendo a Dom Benjamin de Souza Gomes, que passou à condição de bispo emérito, falecendo em 17 de novembro de 1995.

Dom Rubens permaneceu na função até o dia 1º de fevereiro de 2004, quando se aposentou e foi empossado o bispo Dom Sérgio Aparecido Colombo. Dom Sérgio foi nomeado para a Diocese de Bragança Paulista em 16 de setembro de 2009.

E por isso nossa Diocese de Paranavaí, é convidada a rezar juntos pela alma de nosso amado Bispo Dom Rubens Augusto de Souza Espínola.


Image title

Compartilhe esta publicação
Top