23 JUN 2016

Representante dos Bispos do PR esteve em Brasília nessa última semana

Dom Geremias Steinmetz, representante dos Bispos do PR esteve em Brasília nessa última semana para participar do conselho permanente da CNBB, onde se discute diversos temas da Igreja, inclusive sobre os projetos que estão tramitando no Congresso Nacional em relação as grandes questões sociais.

Nessa semana as emendas constitucionais denominadas PEC 215 do ano 2000 que fala sobre a demarcação de Terras Indígenas, a PEC 171 de 1993 que propõe a redução da maioridade penal e o Projeto de Lei 3722 de 2012 que fala sobre a questão do desarmamento mais numa vez foram um dos destaques da CNBB.

“A PEC 2015 do ano 2000 transfere para o Congresso Nacional a demarcação de terras indígenas, e nesse contexto a CNBB se posiciona contra, esse é um golpe mortal ao direito dos povos indígenas e as comunidades dos Quilombolas. Nesse momento o mundo está olhando para o Brasil. A sede do lucro, dos agronegócios, dos grandes projetos não pode se sobrepor aos direitos originários dos indígenas reconhecidos pela Constituição Federal. Outras preocupações da Igreja são a redução da maioridade penal que continua sendo uma pauta bastante presente no Congresso Nacional e a questão do desarmamento”.

Dom Geremias