12 AGO 2016

"De olho no óleo" Educação Ambiental

Dia 24 de julho, a paróquia Santo Antônio de Pádua de Alto Paraná, concretizou mais uma etapa da Campanha da Fraternidade/2016, a entrega de amostras de sabão líquido e em pedra, acompanhadas de suas respectivas receitas, resultado da Campanha “De olho no óleo”.

A campanha iniciou-se com a conscientização de que o óleo de fritura usado é um dos principais poluentes dos cursos d’água superficiais e que 1 litro de óleo jogado na pia ou no vaso sanitário pode vir a contaminar cerca de um milhão de litros d´água, dificultando os processos de tratamento.

A partir dessa conscientização, foram organizados alguns pontos de coletas na paróquia e foram recolhidos 35 litros de óleos usados. Com o material em mãos, umas equipes de mulheres prepararam nesse primeiro momento, 240 amostras de sabão líquido e 230 de sabão em pedra. Ao avaliar a campanha, a equipe relata que por um lado, a adesão por parte da comunidade poderia ter sido mais intensa, mas por outro lado, exalta que além dos 35 milhões de litros de água que deixaram de ser contaminada, a campanha cumpriu com o seu objetivo referente à educação ambiental, assim como estabelece o Plano Diocesano de Ação Evangelizadora. Por intermédio dessa campanha, a comunidade firma o compromisso como igreja a serviço da vida plena para todos e busca conscientizar-se de que, o planeta Terra, nossa casa comum, é nossa responsabilidade.