03 MAR 2021

Comissão à juventude disponibiliza subsídio para a Jornada Diocesana da Juventude 2021

Já está disponível para download o subsídio de preparação para a Jornada Diocesana da Juventude 2021. Os jovens de todas as expressões juvenis são os protagonistas deste grande momento da Igreja, mas todos são convidados a conhecerem e estudarem este material, afim de que compreendam o que são as JDJs e como devem ser realizadas nas dioceses do Brasil.

A partir do tema proposto para a JDJ (At 26, 16), todos são levados a refletir sobre a necessidade de se levantar, testemunhar e anunciar Cristo que é amor, partilha, esperança e ressurreição.

JDJ

As JDJ são uma atividade realizada no mundo todo, uma espécie de JMJ que acontece em cada Igreja Particular e surgiu também no ano de 1985 com a criação da Jornada Mundial da Juventude – este ano foi proclamado pela ONU como Ano internacional da Juventude. Para padre Toninho Ramos, assessor Nacional da CEPJ, quando se realiza a JDJ entra-se em sintonia com o mundo inteiro, “isso nos faz ser Igreja universal, diferente do DNJ – Dia Nacional da Juventude que se realiza somente no Brasil”.

Tradicionalmente, a JDJ é celebrada no Domingo de Ramos ou no Tempo Pascal conforme organização das dioceses. Em 2020, o Papa Francisco transferiu a data para a Solenidade de Cristo Rei do Universo, em novembro. No Brasil, contudo, esta edição ainda será celebrada a JDJ como nos anos anteriores.

A JDJ é o rosto da Igreja Jovem, e deve ser preparada pela força viva da Juventude em cada Diocese. “O processo de construção coletiva é fundamental, especialmente com a presença efetiva e comunhão dos movimentos, pastorais, novas comunidades, congregações e grupos jovens paroquiais que trabalham com jovens. Deve acontecer com envolvimento dos grupos de base e, o quanto possível, com os grupos de crisma”.

Para saber mais sobre as Jornadas Diocesanas de Juventude, acesse o site especial: https://jovensconectados.org.br/jdj/

Autor: Jovens Conectados