29 AGO 2020

Catequistas usam a criatividade em tempos de pandemia

O Dia da Catequista é comemorado no último domingo de agosto, neste ano no dia 30, e as mais de mil catequistas da Diocese de Paranavaí estão usando a criatividade para continuar os encontros com os catequisandos em tempos de pandemia.

“Nós ficamos muito preocupadas no início, mas depois as coisas começaram a “clarear” com as sugestões dos meios digitais para realizar a catequese. Foi aí que começou a “catequese em família” e a mensagem chegou às casas e às famílias”, explica a coordenadora diocesana da animação bíblica catequética, Maria de Fátima dos Santos.

A maioria das 34 paróquias realiza os encontros on-line semanalmente. O WhatsApp é um dos aplicativos mais utilizados para manter o contato com as crianças e adolescentes. Além disso, muitas optaram por disponibilizar atividades impressas.

Em diversos casos, elas mesmas levam as atividades aos catequisandos, em outros, eles vão buscar nas secretarias paroquias. O catequisando da 2ª etapa, Pedro Paulo da Silva, de 11 anos, foi a cavalo buscar o material para continuar aprendendo sobre a Igreja.

Em Nova Londrina, os catequisandos da paróquia receberam uma apostila especial preparada para este momento em que os encontros presenciais não são realizados por conta da pandemia.

Em Paraíso do Norte, as catequistas da 5ª etapa, Aparecida Monteiro e Flávia da Silva, da paróquia Nossa Senhora Aparecida, tiveram a ideia de mandar vídeos aos catequisandos com a reflexão do Evangelho, e utilizaram a participação fantoches preparados por voluntários (as).

Fonte: Diocese de Paranavaí
Autor: Maria Eduarda Oliveira - Assessora de Imprensa