24 AGO 2020

Novena Missionária 2020 está disponível para download gratuito

A Campanha Missionária neste ano, no contexto da pandemia que nos afeta, exigirá criatividade. Para isso, apresentamos os materiais de animação do mês missionário também de forma digital. A novena missionária e todos os materiais da Campanha Missionária 2020 estão disponível para download no site das Pontifícias Obras Missionárias (POM). Também é possível fazer a compra dos livrinhos da novena missionária e receber na sua casa.

O tema “A vida é missão” e o lema “Eis-me aqui, envia-me” (Is 6,8) destacam a dimensão existencial da missão: “Eu sou uma missão de Deus nesta terra, e para isso estou neste mundo” (EG,273). Ser discípulo missionário está além de cumprir tarefas ou fazer coisas. Está na ordem do ser. É existencial, identidade, essência e não se reduz a algumas horas do dia.

Animação da Campanha Missionária 2020

No Brasil, desde 1972, celebramos em outubro o mês missionário. Para motivar a vivência do mês se produzem materiais que ajudam na reflexão e na animação missionária. Os cartazes, novenas, santinhos, mensagem do Papa e envelopes já foram enviados pelas POM a todas as Arquidioceses, Dioceses e Prelazias do país. O único item cobrado da diocese é a novena missionária e os demais materiais são enviados gratuitamente.

Coleta Missionária

A coleta Missionária realizada no penúltimo final de semana de outubro (17 e 18) se mantém, uma vez que foi confirmada pela Congregação para Evangelização dos Povos. Neste ano, junto com o material da campanha, foi enviada a mensagem do Papa Francisco para o Dia Mundial das Missões, com prestação de contas da coleta missionária de 2019.

O fundo internacional de solidariedade ajudou na formação, animação e cooperação missionária em diferentes projetos nos cinco continentes: catequese, obras sociais, hospitais, leprosários, asilos, orfanatos, postos de saúde, centros de saúde mental, escolas, atendimentos à família, formação missionária ad gentes, etc. O Brasil na última campanha contribuiu para este fundo com o valor de R$ 8.854.027,18.

Para facilitar as doações em tempos de pandemia, iremos criar um QR Code para doações espontâneas, não excluindo os repasses que cada Igreja local envia para as Pontifícias Obras Missionárias para serem repassados ao fundo internacional de solidariedade, administrado pela Congregação para Evangelização do Povos.

Fonte: Pontifícias Obras Missionárias (POM)
Autor: