25 JUL 2020

Festa de São Cristóvão, padroeiro dos motoristas

São Cristóvão de Licia é um mártir importante na história do cristianismo do Oriente e do Ocidente, que viveu durante o governo de Décio, terceiro imperador romano, por volta do ano 250 d.C.

Sua famosa lenda, que é conhecido sobretudo no Ocidente e poderia ter sido extraída da antiga mitologia grega, conta que ele levou um menino, ao qual não conhecia, através de um rio antes que a criança revelasse a ele que era Cristo.

Seu nome em grego era “Christophoros” e significa “o portador de Cristo”. Desde o século IV, foi representado com o menino Jesus sobre seus ombros e levando um cajado com folhas.

Era crença comum que bastava olhar para sua imagem para que o viajante se visse livre de todo perigo durante aquele dia. Por isso, é considerado padroeiro dos peregrinos, viajantes, motoristas e transportadores em geral.

Segundo a tradição, foi um homem de grande estatura e serviu como soldado do Império Romano; também se diz que tinha uma alma caritativa e tentava ajudar os cristãos presos.

Cristóvão foi batizado em Antioquia e se dirigiu sem demora a pregar a Licia e Samos. Ali, foi preso pelo rei, que estava às ordens do imperador Décio. Após resistir a abdicar de sua fé diante de várias tentativas de tortura, ordenou-se que fosse degolado. Segundo Gualterio de Espira, a nação Síria e o próprio rei se converteram a Cristo graças ao santo.

Fonte: ACI Digital/Foto: Canção Nova
Autor:

Compartilhe esta publicação
Nossas redes sociais
Top