02 JUL 2020

Pós-pandemia: Novena de Natal 2020

A Novena de Natal deste ano se realizará no contexto de pós-pandemia, no qual muitas famílias ainda estarão sentindo as consequências físicas, psicológicas, sociais e econômicas deste delicado período que estamos vivendo.

Preparar o Natal, reunidos em comunidade e em família, terá um valor especial. Todos estão com saudades de estar junto, celebrar, olhar nos olhos, tocar, abraçar, partilhar a vida, a Palavra de Deus e sentir o Senhor vivo no meio de nós. A Novena de Natal será um tempo privilegiado para matar essa saudade!

Por isso, neste ano ela foi elaborada pensando neste cenário, com o objetivo de fortalecer a fé, a esperança e o valor de ser comunidade. Queremos voltar a nos reunir em nossas casas, fazendo delas pequenas comunidades eclesiais missionárias, como nos motiva as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (2019-2023).

“Os discípulos de Jesus Cristo reuniam-se comunitariamente em casas particulares, a exemplo do Cenáculo, onde eles se encontravam no dia de Pentecostes (At 2,1-3). Em uma casa, geralmente, reunia-se um pequeno grupo dos que procuravam escutar o chamado do Senhor e responder a ele pela vivência da comunhão e da missão” (DGAE 2019-2023, n. 75).

Os encontros do livrinho da Novena de Natal 2020: “O povo que andava nas trevas viu uma grande luz” (Is 9,1) são revestidos pela espiritualidade do Advento e trazem:

• Linguagem de fácil compreensão;
  • Leitura Orante da Palavra de Deus;
  • Propostas de partilha de vida;
  • Dinâmicas;
  • Testemunhos da Novena de Natal de 2019;
  • Mensagens do Papa Francisco narradas por bispos do Paraná;
  • Proposta de gestos concretos;
  • Desenhos bíblicos para serem coloridos pelas crianças durante os encontros.

Além disso, cada livrinho de Novena traz um panfleto com a imagem da capa para ser afixado na porta da casa de cada família e, a cada 100 livros, um cartaz para a Paróquia, Comunidade ou Capela.

Esperamos que a Novena de Natal seja ocasião para fortalecer e reanimar na fé as nossas comunidades e famílias, a fim de que possam celebrar o Natal com alegria.

Pré-venda

A Novena será enviada no início de agosto. Faça, agora, seu pedido e garanta o livrinho para sua comunidade! Clique aqui!

Fonte: CNBB Regional Sul 2
Autor: