17 MAR 2020

Dom Mário Spaki fala sobre os cuidados da Diocese com o Coronavírus

Na tarde desta terça-feira (17), o Bispo Diocesano de Paranavaí Dom Mário Spaki seguindo uma recomendação do Governo do Estado, das autoridades sanitárias e da saúde, fez um pronunciamento através do Facebook oficial da Diocese, referente aos cuidados que a Diocese terá a partir de agora para a prevenção do Coronavírus (Covid-19).

De acordo com Dom Mário  ficam suspensas as Missas, Catequeses e eventos religiosos visando a prevenção. Ficam suspensas também os encontros de catequese, e toda a programação  do calendário 2020 da Iniciação à Vida Cristã (IVC). A realização de eventos  das Pastorais e movimentos e serviços, encontros de festas, cafés, almoço, jantares, e confraternizações nos ambientes da igreja também estão suspensas.

Quanto as Celebrações das Missas e dos demais Sacramentos,  ficam suspensas todas as missas ordinárias com grande participação de fiéis, entretanto, em todas as paróquias que os Padres celebrem  a Santa Missa em favor do povo de Deus, e que sejam veiculadas  por todos os meios de comunicações que se estiver a disposição.  Aos idosos e aos demais fiéis, fica a sugestão que acompanhem as Missas pelos meios de comunicação.

Podem ser celebradas Missas ao ar livre com até 50 pessoas, como diz a recomendação do Governo do estado, com homilias breves, poucos cantos, podendo-se mutiplicar o número de celebrações segundo as condições dos Padres. Referente aos Mosteiros e casas de consagrados,  que sejam realizadas somente onde for possível garantir as determinações das autoridades sanitárias e de saúde, conforme determinação.

Os mutirões e confissões serão cancelados, porém, os Padres poderão realizar confissões individuais. Sobre a Semana Santa, Dom Mário disse que serão realizadas outras orientações em breve.

Segundo Dom Mário, sobre os funerais e exéquias, os minístros que se encontram no grupo de risco não poderão em hipótese alguma presidir. Em caso de exigência de famíliares, que se observem as determinações gerais; distância entre os presentes e participação mínima de pessoas, e havendo a possibilidade que se faça ao ar livre.

Dom  Mário ainda ressalta a importãncia de todas as igrejas, sem excessão, permanecerem abertas, bem higienizadas e bem arejadas. Que os Padres, segundo a sua necessidades, levem pessoalmente aos idosos e doentes que solicitarem a Sagrada Comunhão Eucarística, mas não os Ministros Extraordinários da Comunhão.  Que se coloque em destaque na igreja a imagem de Nossa Senhora, para especial veneração, e disponibilizem uma oração em favor de toda a humanidade.

Que se promova a Oração do Terço em Família, que se estimule a atenção e cuidados com familiares e vizinhos em quarentena, e que possamos rezar pelas nossas autoridades, profissionais da saúde, vítimas, e todos os que mantêm o funcionamento da sociedade, para superarmos esta crise que atinge a todos indistintamente.

Devido a rapidez das mudanças, a qualquer momento passaremos novas determinações.

Dom Mário Spaki

Bispo Diocesano de Paranavaí