10 SET 2019

Conselho Missionário Regional realiza Assembleia

A Diocese de Paranavaí esteve representada pela jovem candidata à missão: Andreia Salvador na Assembleia do Conselho Missionário Regional (COMIRE) do Regional Sul 2, que reuniu cerca de 60 pessoas no Centro de Formação São João Diego, em Guarapuava (PR), nos dias 6 a 8 de setembro.

16 Arqui/Dioceses estavam representadas, com a presença do bispo referencial para a dimensão missionária, Dom Sérgio Arthur Braschi, padres, religiosas, leigos (as), dentre eles vocacionados para a Missão São Paulo VI, na Guiné-Bissau, África.

Os participantes estudaram o tema do Mês Extraordinário Missionário: “Batizados e enviados”. Na manhã do sábado, 07, o secretário executivo da CNBB Sul 2, Pe. Valdecir Badzinski, os ajudou a fazer um aprofundamento das novas Diretrizes da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil. No período da tarde, Dom Sergio Arthur Braschi apresentou o Programa Missionário Nacional, elaborado pela equipe do Conselho Missionário Nacional (COMINA) e aprovado pelo Conselho Episcopal Pastoral (CONSEP) da CNBB.

Padre Valdecir Badzinski

Após a parte formativa, foram apresentadas uma síntese dos trabalhos realizados nas Arqui/Dioceses nos anos de 2017 e 2018 e o que vem sendo realizado em preparação ao “Mês Missionário Extraordinário”, em outubro próximo.

“A nossa vida cristã tem por DNA a natureza missionária”, destacou dom Sergio. Iluminados por essas palavras, os participantes deram continuidade aos trabalhos, certos de que estão apenas começando. Logo após os momentos de formação, o grupo se reuniu para pensar na ação missionária do Regional Sul 2, traçando o calendário para o próximo ano e apresentando as movimentações já existentes para os projetos missionários em andamento.

Houve ainda a indicação da missionária Marisete Rogowski, da Arquidiocese de Cascavel, para a coordenação do COMIRE no próximo quadriênio. Seu nome será levado aos bispos, que se reunirão em assembleia ainda este mês setembro, para a aprovação. A assembleia foi encerrada com uma Missa de envio presidida por Dom Sergio.

(Odaril José da Rosa – Coordenador do COMIRE)