15 FEV 2017

Saúde X Pastoral da Saúde

Um encontro de consciência para o progresso de uma área tão relevante: SAÚDE

Confira a entrevista exclusiva para o Jornal Diocesano onde a secretaria
da saúde de Paranavaí, Andréia Martins de Souza e a vice-coordenadora
diocesana e coordenadora Regional do Sul II da Pastoral da Saúde,
Madalena Satin, falam sobre projetos, realidades e parcerias.

Já na Regional da Saúde foi chefe da atenção primária, onde supervisionava os 28 Municípios. Hoje, aceitou o desafio para secretariar a saúde:

Andréia Martins de Souza, nascida em Loanda, está há treze anos em Paranavaí. Por dois anos fez estágio na Santa Casa e após sua formação foi contratada como enfermeira supervisora no mesmo local, onde trabalhou por 12 anos. Em alto Paraná, exerceu o cargo de enfermeira assistencial e trabalhou no administrativo.

Andréia, quais são os principais objetivos da secretaria de saúde nesse primeiro ano de administração do KIQ?
Fizemos um estudo de tudo o que a saúde abrange em nossa região, a saber, um raio X do que funciona, do que não
funciona e o que precisa funcionar.
Nossa prioridade é estruturar o Programa de Saúde da Família, dar continuidade ao trabalho e melhorar as condições para a população e para
os funcionários que atendem essa população. Enquanto serviço público de Paranavaí nós temos a responsabilidade com a atenção básica, as atenções secundárias e terciárias são de responsabilidades do estado.
Nós somos referenciados a este serviço, sendo assim, as Unidades de Saúde Básicas que atende o programa saúde da Família, disponibilizam todos os profissionais para atender a população. A partir do momento que eu preciso de um vascular, eu sou referenciada como todos os municípios da 14º Regional e por esse motivo, muitas vezes precisamos enviar nossos pacientes para Maringá, Umuarama, Cianorte e Curitiba. Esses pacientes são referenciados por determinadas especialidades.
Nós precisamos ver quais são as falhas da atenção básica para melhorarmos as especialidades e isso nós já estamos estruturando assim, conseguiremos diminuir a quantidade de especialidades e automaticamente conseguiremos ter uma resolução
maior do sistema.

“Nós precisamos acreditar nas pessoas, nos profissionais que trabalham na saúde e planejar mais como as coisas acontecem para termos uma melhor resolução dos problemas. Nós temos profissionais competentes e exemplares que trabalham conosco, e temos capacidade para atender toda a nossa população, nós vamos trabalhar para isso, eu escolhi o que faço por amor a profissão”.

A Pastoral da saúde vem de encontro ao crescimento regional de Paranavaí. Poderíamos desenvolver uma parceria de crescimento?
Ah sim! Nós precisamos nos apoiar e conhecer as nossas realidades, dessa forma conseguimos desenvolver uma boa parceria, tudo depende dos planejamentos que conseguimos aliar junto com a nossa realidade. Quais são as ações já realizadas e quais são as ações cabíveis dentro do nosso cronograma.

Quantas vagas a Santa Casa vai disponibilizar para o sistema de saúde público?
Os cidadãos Paranavaienses, sendo moradores de Paranavaí terão uma carteirinha para facilitar o atendimento?

A Santa Casa de Paranavaí é referência para cirurgias, especialidades, urgência e emergência e já atende os 28 Municípios. Paranavaí não têm privilégio nenhum, mas devido ao porte do nosso município, nós temos um número maior de vagas.