16 JUL 2019

Diocese de Paranavaí realiza a XIII Semana Teológica

Na noite desta segunda feira (15), cerca de 250 pessoas estiveram no auditório da Universidade do Paraná (UNIPAR), participando da XIII Semana Teológica realizada pela Diocese de Paranavaí.  Este ano a formação esta sendo realizada com o tema"Estudo sobre o Espírito Santo", com reflexões teológicas pastoral a partir da mensagem bíblica pneumática, e esta sendo assessorada pelo Pe. Alfredo Rafael Belinato Barreto, de Cascavel-Pr.

Alfredo é padre da Diocese de Campo Mourão, porém trabalha na Arquidiocese de Cascavel-Pr. Possui graduação em Licenciatura em Filosofia pela Pontíficia Universidade do Paraná (2008), é bacharel em Teologia também pela Pontífica Universidade Católica do Paraná campus de Londrina-Pr, é mestre em teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná campus de Curitiba-Pr, e doutor em Teologia nesta mesma instituição. Membro da Academia de Letras de Campo Mourão-Pr e do Centro de Letras do Paraná, atua na investigação das tradições cristãs primitivas e do desenvolvimento do cristianismo no mundo mediterâneo. Pesquisa as fontes cristãs neotestamentárias e extre-bíblicas, e as direfentes tradições narrativas que integram o testemunho literário das primeiras comunidades cristãs.  É um dos fundadores de uma nova comunidade religiosa chamada Ordem Monástica Oikokalos, que  significa morada da beleza (do grego oikos, quer dizer casa, morada e kalos que significa belo, beleza).

De acordo com Padre Alfredo, durante toda a semana vários temas serão abordados com o intuito de dar um conhecimento a mais para o discernimento da fé católica na Diocese. "A razão procura a fé, a gente acredita para conhecer e conhece para acreditar. Para crer no braço autor de tudo, não só da fé mas da razão, é necessário conhecer o que acreditamos, e falar da fé, falar de Deus, é falar da beleza que nos move, então que permitamos ser movidos pela beleza que nos salva, e conhecer um pouco mais", disse  Alfredo.

A  XIII Semana Teológica acontece de 15 à 19 de Julho. Acompanhe a programação:

Dia 15: Pneumatologia Bíblica - o Espírito Santo no Novo Testamento

> O lugar do Espírito no ministério da Salvação

>O Espírito nos Evangelhos e na missão de Jesus

>A missão do Paráclito conforme a teologia dos Atos dos Apóstolos.

Dia 16: Pneumatologia Bíblica - O Espírito Santo na Teologia Paulina

> Relação entre Espírito Santo e Carismas.

> O Espírito e a teologia batismal.

> A relação entre espírito e manifestações extáticas (glossolalia em corinto, profecias, visões...)

Dia 17: Os Padres da Igreja: Espírito Santo, sustentador da vida eclesial

> Desenvolvimento da Pneumatologia nos primeiros séculos.

>As imagens do Espírito na linguagem patrística.

> A relação do Espírito com as demais Pessoas Divinas no Ministério Trinitário.

>O alcance moral e eclesial da Pneumatologia patrística.

Dia 18: Pneumatologia e Eclesiologia

> Consílio Vaticano II e Magistério Pontifício recente

> A redescoberta do Espírito na teologia ocidental a partir de Leão XIII.

> A redescoberta do Espírito na eclesiologia do Vaticano II

>Pneumática e teologia da missão. Pneumatologia e diálogo inter- religioso.

> Documentos recentes do Magistério pontifício sobre o Espírito Santo.

Dia 19: Consequências partorais de Espírito Santo acolhido pela igreja

>Igreja em saída, aberta ao diálogo

> Perspectiva pastoral centrífuga e não centrípeta.

> Plantar o evangelho como preparação ao estabelecimento da Igreja institucional

> Espírito que promove a mística e não o misticismo.

>Igreja como ministério de Comunhão.

> Igreja cristocêntrica e não cristomonista.

Fonte: Pascom Diocese de Paranavaí