10 DEZ 2018

Assembleia diocesana de pastoral - 2018

A Palavra de Deus afirma: “Nós somos cooperadores de Deus...” (I Cor 3,9). É Deus que faz crescer o que foi semeado com ardor e, com amor. Com a finalidade avaliativa, realizamos a Assembleia Diocesana de Pastoral, anual, no dia 15 de novembro de 2018, no COSDIPA, em Paranavaí.

Participaram da Assembleia: o Bispo Diocesano, Dom Mário, párocos e vigários paroquiais, Freis e religiosas, dos leigos que foram nomeados pelas paróquias para os Conselhos, também, coordenadores diocesanos de pastorais e movimentos; e, contamos ainda, com a participação de nossos seminaristas dos seminários: Menor/Propedêutico, Filosofia e Teologia; pela primeira vez os da Teologia estiveram presentes e dando sua colaboração no trabalho da secretaria.

Nessa Assembleia, trabalhamos a Quinta Urgência das Diretrizes da CNBB (A Igreja a serviço da vida plena para todos) para a ação evangelizadora da Igreja no Brasil, que em nosso Plano Pastoral Diocesano tem três prioridades:

1) Engajar todos os ministérios, movimentos e pastorais em atividades que promovam a vida em plenitude para todos, desde a concepção até o seu fim natural, inclusive com participação nos diversos conselhos.

2) Implantar as Pastorais Sociais: com foco na formação de lideranças para Pastoral da Sobriedade, Pastoral da Pessoa Idosa e Pastoral da Educação, bem como no trabalho dos Vicentinos e estimular o conhecimento e a adesão à Doutrina Social da Igreja como maneira constitutiva de fidelidade ao Evangelho.

3) Executar duas ações anuais por comunidade tendo em vista a educação ambiental e ecologia humana.

O trabalho em grupos revelou muitas atividades bonitas realizadas nas paróquias, das prioridades acima. A Assembleia foi concluída com a celebração da Santa Missa, às 12h30min, com a liturgia de Nossa Senhora do Rocio. Como ato concreto, todos os participantes assinaram uma carta compromisso, conforme sugestão de Dom Mário, com os seguintes pontos, a serem executados até a próxima Assembleia Diocesana de Pastoral, 2019:

- Implantação da pastoral da Sobriedade, da Pessoa Idosa, da Saúde e demais pastorais sociais.

- Formação sobre a campanha da fraternidade 2019 em todas as paróquias.

- Cada paróquia, durante o ano, deverá realizar uma ação ambiental.

Pe. Romildo N. Pereira (CDAE)